RELEVÂNCIA DAS VISITAS TÉCNICAS PARA UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA DOS ESTUDANTES DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Lais Cavalcante do Nascimento
  • William Axl Silva Vasconcelos
  • Caio Victor Soares de Aguiar
  • Jéssica Aragão
  • Mirelysia Meireles Moura
  • Rosilene Oliveira Mesquita

Resumo

É notório que para a formação dos estudantes de Agronomia é imprescindível ter experiências e atividades no campo objetivando conhecer a realidade socioeconômica e prática de lugares distintos para compreender limitações e possibilidades de cada agricultor. Uma forma de valorizar e fomentar uma melhor formação do Engenheiro Agrônomo é através da realização de atividades extracurriculares para superar o desafio de aliar a teoria à prática e assim ter uma formação profissional completa. Atividades como viagens técnicas, são de suma importância para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos. Ademais o curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará tem a maioria de suas atividades desenvolvidas em Fortaleza e assim alguns estudantes não têm experiências que remetem à realidade do campo. Desse modo, o PET-Agronomia, vendo a necessidade do curso de graduação, realiza, semestralmente, viagens técnicas para diferentes propriedades agrícolas. Nestas viagens participam alunos da graduação, bolsistas do PET e a tutora do grupo. Dos dias 15 a 17 de maio de 2019 foi realizada a viagem para Chapadinha (Maranhão) onde foram visitadas propriedades produtoras de soja em monocultura e em sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta, bem como seu armazenamento e comercialização. Ao final da viagem foi aplicado um questionário e 90% dos participantes a avaliaram como muito importante para o seu crescimento profissional e os 10% restante avaliaram como importante. A outra viagem técnica foi para Guaramiranga (CE) no dia 9 de agosto de 2019, com visitas a propriedades produtoras de cogumelos e café especial. Como resultado das avaliações, 73,3% dos participantes avaliaram como muito importante para o seu crescimento profissional e 26,7% avaliaram como importante. Diante do resultado da avaliação é perceptível que os alunos tiveram uma experiência prática da realidade do campo e que a atividade contribuiu para se tornarem profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial