RELIGARE: A PRÁTICA DA ESCUTA SENSÍVEL COM IDOSAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO SOCIAL

Autores

  • Claudiana Santos da Silva
  • Tayara Lima Alves
  • Bernadete de Souza Porto

Resumo

O Religare, projeto de pesquisa e extensão do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), visa praticar a escuta sensível com idosas. A escuta sensível é uma habilidade que instiga um olhar acolhedor, portanto, tem um papel psicossocial muito importante, tanto para construção do ser, quanto para a constituição da afetividade, visto que permite estabelecer uma relação de confiança. De acordo com Carvalho (2017, p. 59), a escuta sensível é um instrumento facilitador “da identificação, compreensão e percepção do outro”, que envolve uma tríplice: o ouvir, o ver e o sentir. O processo de escuta sensível também se faz relevante ao tratar-se da terceira idade, visto que constituem uma classe que por vezes são silenciadas e exiladas da sociedade, pelo não reconhecimento de seus saberes e valores como legítimos. Portanto, ver-se a necessidade de aumentar sua autoestima de valor social, para, enfim, perceberem-se reconhecidas enquanto sujeitos do tempo e da história. Por isto, o projeto Religare dedica-se a investigar os impactos da prática da escuta sensível para idosas que se encontram em situação de acolhimento social em um lar de longa permanência na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, a partir da metodologia Histórias de Vida (MACCALI et al., 2013). A presente pesquisa acontece em duas etapas: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, quando coletamos dados através da metodologia Histórias de Vida. A segunda etapa, trabalha sob uma perspectiva tópica por proporcionar um quadro de representações mais compartimentado, como fonte primária de dados, como memórias, registros privados ou pessoais (MOREIRA, 2012). Sendo assim, contará com os seguintes passos: observação participante, interações coletivas e entrevistas individuais não estruturadas e semi-estruturadas. A pesquisa está em andamento, terminando 2019 na etapa das interações coletivas e começando 2020 com as entrevistas semi-estruturadas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial