SEMANA 0

Autores

  • Policarpo Wendel de Arimateia Ribeiro
  • Nicolas de Sousa Nascimento
  • Jaíne Ferreira de Lima
  • Davi Martins Milhome
  • Marcelo de Castro Callado

Resumo

Introdução Essa atividade é realizada através de aulas expositivas na semana anterior ao início das aulas. As disciplinas que são abordadas são Estatística e Matemática e Introdução à Economia. Objetivos Auxiliar os estudantes no aprendizado de disciplinas que registram um grande número de reprovações e evasão; reduzir a evasão geral no curso de economia que tem sido muito elevada; desenvolver os próprios bolsistas na formação de iniciação à docência; mitigar as dificuldades encontradas pela maioria dos alunos nas disciplinas ligadas à área de métodos quantitativos. Metodologia São realizadas aulas expositivas abordando assuntos básicos para a compreensão das disciplinas quantitativas relativas ao semestre de ingresso do curso. Além disso, são aplicadas provas antes e depois do curso, a fim de identificar o efeito marginal das aulas na compreensão dos alunos sobre a matéria. Resultados A atividade foi muito elogiada por parte dos alunos ingressantes, e de fato aproximou mais os mesmos do PET Economia, fazendo com que outras atividades fossem mais bem sucedidas ao longo do semestre, tais como monitoria, Descomplicando o Economês, entre outras. A princípio, a ideia principal de diminuir o número de reprovações e consequentemente a evasão do curso parece ter sido alcançada, mas isso é um trabalho contínuo e de longo prazo, o que reforça a necessidade dessa atividade nos próximos semestres. Da parte dos bolsistas, a atividade também foi muito proveitosa pelo fato de que ela incentiva a oratória e didática dos petianos, além da reciclagem de conhecimento. Conclusão A atividade tem se mostrado muito necessária, visto que as notas nas disciplinas quantitativas ainda têm muito a melhorar, e o feedback dos alunos do curso tem sido muito positivo, ajudando até mesmo a criar um laço entre o PET Economia e os alunos novatos do curso, que os faz se sentirem acolhidos no curso e diminui o índice de evasão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial