SEMEANDO AGRONOMIA 2019: UMA AÇÃO DIFUSORA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

Autores

  • Jarlane Viana Moreira
  • Laís Cavalcante do Nascimento
  • Sávio Justino da Silva
  • Mirelysia Meireles Moura
  • Rosilene Oliveira Mesquita

Resumo

Os estudantes, em sua maioria, ingressam no curso de Agronomia com uma visão limitada da gama de áreas pertencentes ao curso, e isso acaba comprometendo a adaptação nos primeiros semestres do curso, contribuindo para a evasão dos alunos. A fim de propiciar um convívio inicial com os calouros do curso de Agronomia e proporcioná-los informações sobre as distintas vertentes do curso e áreas de atuação, promovendo assim, uma acolhida aos estudantes, o PET-Agronomia UFC promove semestralmente, a atividade Semeando Agronomia. Em sua oitava edição, no semestre 2019.1, a atividade iniciou-se com apresentação das atividades desenvolvidas pelo grupo PET e uma palestra sobre a atuação do Engenheiro Agrônomo no controle de pragas urbanas, onde nesta, os estudantes puderam elucidar diversos questionamentos sobre a profissão. No segundo dia de evento, os estudantes fizeram uma visita ao Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA) e a casa de vegetação, onde os bolsistas do grupo apresentaram temáticas como irrigação, adubação e qualidades comerciais de sementes. No último dia do evento, foram realizadas visitas ao Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF), ao Apiário e ao Núcleo de Ensino e Pesquisa de Agricultura Urbana (NEPAU), onde puderam conhecer distintos grupos de estudo pertencentes ao curso. Na finalização do evento, foi realizada uma avaliação da atividade por meio da aplicação de um questionário objetivando um retorno sobre a relevância da atividade para os calouros. Ao serem questionados sobre como qualificariam o evento, 100% responderam que a atividade/evento, de modo geral, foi ótima. Quando questionados sobre a aquisição de conhecimentos na área de atuação, 85,7% responderam que foi ótima e, quando questionados se participariam de outros eventos do grupo 87,5% responderam que sim. A partir desses resultados, é possível verificar a relevância da atividade para os calouros, mitigando as dúvidas dos estudantes sobre as vertentes do curso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial