SISTEMAS GERADORES DE SUBPORTADORAS ÓPTICAS BASEADOS EM MODULADOR DE AMPLITUDE

Autores

  • Gefferson Mateus da Rocha Simao
  • Rebeca Albuquerque Cirilo
  • Joao Batista Rosa Silva

Resumo

Fotônica para micro-ondas é uma área de estudo de dispositivos fotônicos que operam em micro-ondas ou ondas milimétricas e em frequências na faixa de Tera-Hertz. As principais funções dos sistemas de fotônica para micro-ondas incluem geração fotônica, processamento, controle e distribuição de sinais de micro-ondas e ondas milimétricas (mm-ondas). Esse trabalho, que consiste em um subprojeto do projeto aprovado no PIBIC 2019/2020 – “Fotônica Integrada: Aplicações em Comunicações e em Computação”, busca desenvolver os alunos de IC habilidades e competências nas áreas de tecnologias de fotônica integrada para aplicações em redes ópticas. Para isso, buscou-se aquisição de conhecimento teórico em processamento de sinais fotônicos, de micro-ondas e de RF, na interação entre sinais RF e ópticos, e na geração de subportadoras ópticas para sistema DWDM e nas técnicas de integração de circuitos ópticos em silício e no domínio de uso de softwares específicos (OptiSystem, Lumerical, IPKISS/Python, Mazca-Design e/ou outros), para realizações de simulações e análises dos sistemas fotônicos baseados em modulação de amplitude. Esse subprojeto está dividido em três fases: a primeira consiste na reprodução dos resultados dos sistemas propostos por CASTRO, et al, “Sistemas Ópticos Multiplicadores de RF com Modulador de Amplitude”, publicado no XXXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, 2018 (Campina Grande - PB. SBrT 2018); a segunda fase será, a partir dos sistemas estudos na primeira fase, propor modificações nos mesmos para geração de subportadoras ópticas para sistemas DWDM operando em 1300 e 1550 nm; e a última fase consistirá na simulação de tais sistemas em versões integradas em silício. A primeira fase já foi alcançada e agora busca-se a conclusão das demais fases desse subprojeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial