TEATRO DAS EMOÇÕES: A IMPORTANCIA DOS JOGOS TEATRAIS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Aline Gomes Guerra
  • Bernadete de Souza Porto

Resumo

O presente trabalho busca analisar a importância das vivências em jogos teatrais desenvolvidas pelo Projeto Teatro das Emoções e veiculado ao Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como tal processo contribui para a educação integral dos sujeitos no contexto escolar. O teatro é considerado uma atividade muito produtiva no contexto escolar, capaz de promover habilidades essenciais para o desenvolvimento integral do aluno que, por muitas vezes, são negligenciadas pela grade curricular das escolas, segundo Coelho (2014). O projeto Teatro das Emoções tem como objetivo, através de encontros formativos com estudantes da rede pública, desenvolver vivências em jogos teatrais que promovam o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desenvolvimento integral dos alunos, através de experiências corpóreas em atividades que possuem como características a ludicidade e a espontaneidade. Como metodologia do projeto, desenvolvemos sessões de 50 minutos a cada 15 dias no espaço do teatro da escola. Através da atividade lúdica, o sujeito é capaz de efetivar diversas conquistas experienciais e vivenciais a favor do seu desenvolvimento, e é principalmente através do jogo que a criança processa a sua autoeducação (SOUSA, 2003a). O sistema de jogos teatrais desenvolvidos por Viola Spolin (1979), que consiste em regras claras e estabelecidas, coloca os jogadores diante de problemas em que precisam usar da improvisação para solucioná-los. Portanto, concluímos através dessa análise da experiência que essa ação dirigida provoca a espontaneidade que favorece o crescimento do sujeito. Nessa espontaneidade, a liberdade pessoal é atingida, pois permite que o sujeito atue integrando todos os aspectos que o compõem, não somente aspectos afetivos e cognitivos, mas sociais, estéticos e culturais favorecendo, dessa forma, o seu desenvolvimento integral.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial