TEATRO-EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS TEATRAIS NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS ADOLESCENTES.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo socializar a experiência pedagógica do projeto Teatro das Emoções, do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Considera-se o jogo teatral como ferramenta importante para construção e reflexão das ações do indivíduo (COELHO, 2014). O projeto busca estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos adolescentes por meio dos jogos teatrais, na Escola de Ensino Fundamental II Filgueira Lima, de forma que favoreça o crescimento integral. Segundo Galvão (1995), existe uma ligação com os aspectos que são constituídos aos longo dos processos sociais, de personalidade do indivíduo e na maneira de reagir a determinadas situações. Como metodologia utilizamos oficinas de jogos teatrais e diário de observação ao qual analisamos a expressão e a corporeidade, com o objetivo de desenvolver as habilidades artísticas e que fomente o crescimento social e afetivo dos adolescentes. O projeto que teve início em 2019.2, ocorre quinzenalmente. Ao todo em 2019.2 foram 9 horas de trabalho. Nos encontros com os estudantes desenvolvemos atividades que remetem a dramatização que envolvem o conhecimento de si mesmo e das suas emoções a partir dos jogos teatrais, e assim, podemos ver o processo de interação e participação deles. Portanto, percebemos que a importância dos jogos teatrais no desenvolvimento emocional dos adolescentes é de extrema relevância, pois observamos que os alunos vão desenvolvendo-se a partir desse processo libertador que o projeto proporciona. Portanto concluímos que o teatro atrelado as emoções nessa faixa etária, traz muitas mudanças em suas emoções e personalidade e consegue mobilizar corpo e emoção e dar significado ao seu próprio processo de sentir a si e ao mundo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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