TEORIAS PRA QUÊ? PARA A FORMAÇÃO DE COMUNICADORES MAIS CRÍTICOS E CONSCIENTES

Autores

  • Jamilly Gomes Melo
  • Rennó Nogueira da Silva
  • Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro

Resumo

Com o objetivo de promover o pensamento crítico dos alunos e facilitar o aprendizado dos conteúdos teóricos do Curso de Comunicação Social, foi desenvolvido o Teorias Pra Quê?, um projeto audiovisual do PetCom, que aborda de forma concisa e descontraída as Teorias da Comunicação em forma de vídeo. Os alunos do Pet são quem produzem e apresentam os vídeos. Além de fomentar o senso crítico do aluno, o conhecimento das Teorias da Comunicação são importantes para as práticas jornalísticas e publicitárias. O projeto aborda a Comunicação Social em seus aspectos políticos, econômicos, cognitivos, tecnológicos e sociais de forma didática para o aluno. Para incentivar o estudo das teorias, uma linguagem jovem, utilizada na internet, é usada. A recente mudança de cenário também foi pensada para esse propósito, pois antes as gravações ocorriam tendo como plano de fundo a cor institucional do PetCom, mas agora ocorrem em espaços da universidade. A produção dos vídeos inicia-se com uma pesquisa teórica sobre o assunto a ser tratado. Depois os petianos redigem, na forma de um roteiro de vídeo, a contextualização, autores, objetos de estudo e principais propostas da teoria referida. Depois professores qualificados revisam o roteiro. No fim dos vídeos há uma crítica a teoria apresentada escrita pelos petianos. Na edição são incluídos elementos de identidade como a vinheta do projeto, palavras-chaves e imagens relevantes. Por fim, a divulgação ocorre no perfil do Facebook e do Instagram do PetCom e no canal do Youtube do Teorias Pra Quê?. Em 2019, foram produzidos dois vídeos, a Teoria dos Efeitos Ilimitados e a Teoria Funcionalista, respectivamente. Esse último ainda está sendo editado. A repercussão positiva dos vídeos e o constatado aumento do interesse dos alunos com o estudo das teorias reforça a importância da atenção dada ao campo Teórico da Comunicação. Afinal, o aprendizado desses conteúdos são fundamentais para a formação de profissionais mais críticos e conscientes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial