UMA REDE COLABORATIVA: PROJETO REDUCA COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE PSICOLOGIA UFC

Autores

  • Aline Paiva Martins
  • Maria Angélica Lacerda Maciel
  • Milena Cruz Raposo
  • José Davi de Almeida Lira
  • Lara Maria Brito da Costa
  • Liana Rosa Elias

Resumo

O Projeto de Apoio à Graduação, que consiste na principal atividade desenvolvida pelo PET Psicologia atualmente, desenvolveu-se em torno três eixos de atuação, e um deles é o ensino-aprendizagem, sendo criado em uma de suas atividades o projeto Reduca: Rede de Educação Integrada, que trata-se de uma colaboração coletiva tanto dos petianos como de alunos voluntários do curso nas disciplinas que não possuem monitores cadastrados pelo PID (Programa de Iniciação à Docência), motivo pelo qual o projeto foi criado, buscando atender à demanda do curso. O Reduca é um projeto que objetiva a facilitação de conteúdos das disciplinas obrigatórias do curso que não possuem assistência para além do professor responsável, justificando-se como uma importante atuação em prol do desenvolvimento da aprendizagem no curso. A metodologia de execução do projeto consiste em realizar encontros de discussão de conteúdo dos facilitadores responsáveis por cada disciplina escolhida, para isso os bolsistas responsáveis pelo projeto realizarão um grupo de metodologias ativas e inovadoras para que os facilitadores possam aplicar diferentes métodos de facilitação do ensino junto com as turmas, à fim de diversificar a forma de aprender. Como um projeto em andamento, os resultados esperados são o melhor aproveitamento de conteúdos por parte dos estudantes á partir de metodologias de ensino e aprendizagem diferenciadas. Conclui-se, portanto, que o Projeto Reduca é um importante meio para ajudar o curso de Psicologia na inovação dos seus processos educativos em geral, contribuindo ativamente com uma prática pedagógica horizontal, utilizando os princípios da educação crítica e libertadora de Paulo Freire como norte teórico para a execução do projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial