UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMA INTERATIVA (PETQUIZ) COMO FORMA DE MELHORAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS
Resumo
Hodiernamente, há uma problemática que envolve as novas formas de interdisciplinar conteúdos e trazer um novo conceito sobre o modo como eles são abordados, dentro e fora da sala. No Curso de Engenharia de Pesca, da UFC, os alunos ingressantes do primeiro semestre sentem essa dificuldade, visto que, o primeiro contato deles com o curso é na cadeira de Princípios das Ciências Pesqueiras. O objetivo do trabalho foi avaliar a utilização de plataformas interativas, para alunos do primeiro semestre do curso e analisar o desempenho dos alunos, a aceitação do jogo e a sua função de interatividade entre os alunos e a cadeira. Dessa forma, a criação do “PETQuiz” se deu a partir da escolha das quatro áreas da Engenharia de Pesca, vistas de forma geral no primeiro semestre do curso, com a elaboração de cinco perguntas por cada área. Após isso, iniciou-se o desenvolvimento do jogo, por meio Software PowerPoint, com a utilização de Hiperlinks entre as perguntas e as respostas. Feito isso, o jogo foi aplicado aos alunos durante uma aula disponibilizada pelo professor responsável pela cadeira de Princípios das Ciências Pesqueiras, que foi a base para criação do jogo, ministrada pelo Prof. Dr. Manuel Furtado. Após a finalização do jogo, era respondido um formulário sobre o feedback do jogo do Google Forms, pelos alunos. Os resultados foram obtidos a partir de análises estatísticas por área e por aluno, apresentando média, variância e desvio padrão. Os resultados se mostraram bastante promissores e positivos quanto a plataforma de interação, em que 96,8% disseram gostar da experiência do jogo e 93,5% consideraram o jogo uma boa maneira de exercitar o que foi visto em sala de aula. Apresentando média geral das áreas de 3,602, sendo o máximo 5,000. Concluindo que, o projeto “PETQuiz” apresentou resultados satisfatórios quanto a sua aceitação para o curso de Engenharia de Pesca, servindo como ferramenta de apoio para os alunos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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