VI CURSO PRÉ-SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: No início de 2019, foi realizada a quinta edição do curso pré-saúde, consolidando sua importância como evento de ambientação e integração inicial de alunos recém-ingressos. Inspirado, inicialmente, no curso pré-engenharia, o curso pré-saúde é realizado conjuntamente com os grupos PETs Medicina, Odontologia, Enfermagem e Farmácia além do centro acadêmico da Fisioterapia. Objetivos: Demonstrar a importância de se fomentar a integração entre os futuros companheiros em equipes multiprofissionais por meio de uma interdisciplinaridade desde o começo do curso, superando estereótipos e formando redes de cooperação e acolhimento logo na chegada à universidade, além de incentivar a integração dos saberes em outras áreas da vida. Metodologia: As aulas aconteceram no auditório do curso de Farmácia, sendo as inscrições online e com a entrega de dois quilos de alimentos não-perecíveis no 1° dia do curso. Durante o evento, foram realizadas atividades como mesa de abertura com o tema “Saúde pública: uma visão interdisciplinar”, apresentação dos cursos, além de oficinas com variados temas como pilates, aferição de pressão arterial, simulação de um atendimento farmacêutico, mitos e verdades sobre métodos contraceptivos e odontologia. O evento também contou com uma atividade teórico-prática sobre suporte básico de vida, tema relevante para os estudantes da saúde. Resultados: Essa edição contou com 130 participantes, mostrando um aumento de cerca de 15% em relação à edição anterior, que teve por volta de 100 alunos. Conclusão: O crescimento, a cada edição, do número de interessados e inscritos no evento, demonstra a robustez do curso, que reconhece que a saúde é uma área eminentemente interdisciplinar. Ademais, fomentar uma necessária integração acadêmica e social na chegada à universidade é essencial para contribuirmos para uma melhor formação profissional, com indivíduos mais comprometidos com a sociedade. Apoio: MEC/PETSESu.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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