A ATUAÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DO SERVIDOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência de estudantes bolsistas no Projeto Mais Saúde no Trabalho, desenvolvido pela Divisão de Apoio Psicossocial (DiAPS) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Projeto no qual atuavam os bolsistas faz parte do Programa Saúde e Bem Estar no Trabalho, que se configura como importante ferramenta de promoção à saúde dos servidores da UFC, conforme as diretrizes da Política Nacional de Assistência à Saúde do Servidor (PASS). Balizada nos princípios do SUS, a PASS visa estruturar a saúde nos contextos laborais, considerando o trabalho e as práticas de saúde do trabalhador como determinantes no processo saúde-doença (BRASIL, 2014). O Projeto Mais Saúde no Trabalho tem ênfase na educação em saúde e assiste os servidores visando uma aprendizagem significativa, possibilitando a modificação das práticas de saúde. Objetivando a promoção da saúde do servidor, foram realizadas palestras, mesas redondas, encontros com as seguintes temáticas: saúde mental, educação financeira familiar, prevenção ao suicídio, assédio moral e sexual no trabalho, arte e cidadania. Durante o período de maio a novembro de 2019, a atuação dos estudantes consistiu no diálogo teórico-prático entre os conhecimentos adquiridos na formação acadêmica simultaneamente à atuação nas atividades promovidas pela DiAPS. Dentre as atividades realizadas pelos acadêmicos, destacam-se a orientação e o acolhimento aos servidores, a divulgação das ações desenvolvidas pelo Projeto, a participação nas atividades de planejamento e suporte à realização de pesquisas de conteúdo e de perfil epidemiológico, bem como a organização e a tabulação de dados. As ações desenvolvidas foram de grande importância por ampliar os conhecimentos teóricos e práticos sobre as condições de saúde dos servidores; aperfeiçoando a capacidade de comunicação e ampliando os conhecimentos sobre o assunto, tornando esse aprendizado um diferencial na futura profissão e no crescimento pessoal dos bolsistas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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