A CONSTRUÇÃO DO FILTRO DE PEDRAS COM AS CRIANÇAS DA UUNDC
Resumo
Na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) são desenvolvidos projetos que têm as crianças como foco e nos quais são abordados processos científicos e culturais importantes para a sua formação. O trabalho com Projetos, então, integra o currículo do cotidiano das crianças (BARBOSA E HORN, 2008). Na UUNDC atuam estudantes de diversos cursos da UFC, que contribuem com a realização das experiências. Como parte do “Projeto Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: o cotidiano junto às crianças da UUNDC” esse resumo objetiva relatar a experiência “Filtro de Pedras” idealizada pelos estudantes de Engenharia Elétrica, Metalúrgica e de Petróleo e vivenciada pela turma Infantil 4 (crianças entre 4 e 5 anos de idade) e professora da UUNDC. A experiência possibilitou uma interação de conhecimentos da Engenharia com a Pedagogia e integrou o projeto “Mundo das Pedras” (nome escolhido pelas crianças) em 2019. De início a proposta foi feita às crianças em uma roda de conversa. Os materiais foram apresentados e elas puderam ter contato com carvão, areia, pedras e a partir daí sucedeu-se a construção do filtro. A etapa seguinte foi dedicada à observação diária, reflexão sobre o filtro, limpeza da água e atividades pedagógicas como o desenho. Todo o processo resultou na participação e autonomia das crianças, visto que, na Educação Infantil elas aprendem ao liberarem a capacidade de construir e reinventar. A experiência incentivou o processo criativo e exploratório das crianças e proporcionou a ampliação de seus saberes, cuja curiosidade permitiu abertura de portas para questionamentos como “quando a água passar pelas pedras vai ficar limpa”. A experiência foi significativa para a formação acadêmica e aquisição de conhecimento por parte dos estudantes de Engenharia. A interação com as crianças foi de suma importância para que esse objetivo fosse alcançado, visto que, tal contribuição é fruto da experiência cotidiana vivenciada por eles.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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