A CONSTRUÇÃO DO FILTRO DE PEDRAS COM AS CRIANÇAS DA UUNDC

Autores

  • Mario Anderson Magalhaes da Cunha
  • Lívia Maria da Silva Mello
  • Moisés Benavenuto de Sousa Neto
  • Diana Isis Albuquerque Arraes Freire

Resumo

Na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) são desenvolvidos projetos que têm as crianças como foco e nos quais são abordados processos científicos e culturais importantes para a sua formação. O trabalho com Projetos, então, integra o currículo do cotidiano das crianças (BARBOSA E HORN, 2008). Na UUNDC atuam estudantes de diversos cursos da UFC, que contribuem com a realização das experiências. Como parte do “Projeto Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: o cotidiano junto às crianças da UUNDC” esse resumo objetiva relatar a experiência “Filtro de Pedras” idealizada pelos estudantes de Engenharia Elétrica, Metalúrgica e de Petróleo e vivenciada pela turma Infantil 4 (crianças entre 4 e 5 anos de idade) e professora da UUNDC. A experiência possibilitou uma interação de conhecimentos da Engenharia com a Pedagogia e integrou o projeto “Mundo das Pedras” (nome escolhido pelas crianças) em 2019. De início a proposta foi feita às crianças em uma roda de conversa. Os materiais foram apresentados e elas puderam ter contato com carvão, areia, pedras e a partir daí sucedeu-se a construção do filtro. A etapa seguinte foi dedicada à observação diária, reflexão sobre o filtro, limpeza da água e atividades pedagógicas como o desenho. Todo o processo resultou na participação e autonomia das crianças, visto que, na Educação Infantil elas aprendem ao liberarem a capacidade de construir e reinventar. A experiência incentivou o processo criativo e exploratório das crianças e proporcionou a ampliação de seus saberes, cuja curiosidade permitiu abertura de portas para questionamentos como “quando a água passar pelas pedras vai ficar limpa”. A experiência foi significativa para a formação acadêmica e aquisição de conhecimento por parte dos estudantes de Engenharia. A interação com as crianças foi de suma importância para que esse objetivo fosse alcançado, visto que, tal contribuição é fruto da experiência cotidiana vivenciada por eles.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica