A CONSTRUÇÃO DOS PROBLEMAS DE SEGURANÇA PÚBLICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA CEARENSE DOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Autores

  • Patrick Anderson Pinheiro Gomes
  • Rodrigo Vieira da Silva
  • Lucas de Souza Silva
  • JosÉ Lenho Silva DiÓgenes

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender as estruturas utilizadas nos estudos sobre segurança pública para fazer referências ao mundo social e desencadear o processo de produção científica. Os Grupos de Pesquisa (GPs) atuantes no Ceará sobre segurança pública foram mapeados e caracterizados a partir de seus temas de pesquisa, realizando-se um esforço de quantificação destes, das pessoas vinculadas a eles e de suas produções acadêmicas. Foram pesquisados os GPs auto identificados com os temas segurança, polícia, crime e violência através do recurso de busca parametrizada, resultando em 28 GPs, 212 pessoas a eles vinculadas e 1077 trabalhos científicos. Após serem descartados os trabalhos repetidos, restaram 790 trabalhos que estão sendo objeto de análise no segundo estágio da pesquisa, para identificar hipóteses, proposições teórico-metodológicas e dados empíricos que servem à construção da segurança pública como objeto e problema dos trabalhos. Nesse momento, foram identificados os potenciais problemas sobre o tema segurança, polícia e crime, estando pendente de conclusão o tema violência. Concluída essa etapa da pesquisa, será finalizado o tratamento dos arquivos nos quais eles se encontram. A partir disso, será realizada a análise final do material, cogitando-se aplicar os programas Iramuteq e alceste para a análise dos dados textuais, que será complementada com uma análise e discussão dos trabalhos mais representativos do total de textos obtidos. Apesar das limitações relativas a possíveis imprecisões no preenchimento dos dados dos GPs, com base nessa radiografia inicial, foi possível quantificar a produção acadêmica e identificar pistas sobre temáticas pesquisadas e as formas de construção do conhecimento científico sobre a segurança pública no âmbito cearenses.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica