A ESTRUTURA POTENCIAL E MULTILETRAMENTOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO FUNCIONAL

Autores

  • Iana Barbosa de Lima
  • Adriana Negreiros de Almeida Morais
  • Nathally Kimberly dos Santos Silva
  • Mateus Correia Loiola
  • Maria Margarete Fernandes de Sousa

Resumo

Resumo O presente trabalho é o primeiro resultado da pesquisa do Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica (PBIA/2019) que surgiu com o nosso interesse em elaborar uma proposta de ensino funcional para o gênero Anúncio Publicitário. Neste estudo, após confirmarmos a existência da Estrutura Potencial do Gênero (EPG) através dos traços inerentes aos anúncios analisados em outras pesquisas já realizadas, tivemos como intenção apresentar um novo viés de investigação, cujo objetivo é apontar as contribuições desse conhecimento para o ensino/aprendizagem do gênero discursivo Anúncio Publicitário no Ensino Fundamental II. Este trabalho está no tocante à concepção funcionalista da Estrutura Potencial de Gênero (MOTTA-ROTH, HERBELE, 2005) e dos Multiletramentos (ROJO, 2012), que prima pelo estudo do sistema e dos fatores exteriores a ele, como as intenções do falante, o propósito comunicativo do gênero e o contexto de produção da linguagem. Para o entendimento dos conceitos de gênero e seu status social e funcional e de anúncio publicitário nos apoiamos em Bakthin (2003). O corpus foi formado por trinta anúncios publicitários das marcas Estrela, Havaianas e Natura, coletados das páginas de Facebook das respectivas marcas para fins publicitários. As análises nos permitiram avaliar que as atividades propostas em sala de aula para o trabalho com o anúncio publicitário precisam prezar pelo caráter social do ensino da língua, sem deixar para segundo plano elementos importantes que o representam, estabelecendo, portanto, a relação entre os múltiplos recursos, verbais e não verbais, que o compõem para uma compreensão mais completa do próprio gênero em questão. Como resultados, avaliamos que os conhecimentos sobre EPG e Multiletramentos contribuem na compreensão da funcionalidade da leitura e colabora para explicar como os recursos linguísticos e imagéticos se processam para uma melhor leitura e escrita do gênero Anúncio Publicitário.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica