A EXPERIÊNCIA DE BRINCAR NO COTIDIANO DA UUNDC: A BRINCADEIRA COMO UM MODO DE SER E ESTAR NO MUNDO.

Autores

  • Isadora Lima Silva
  • Ana Carla da Silva Pinheiro
  • Walter Régis de Lima Júnior
  • Marcia Vanessa Silva

Resumo

Toda criança tem direito à brincadeira. Muitos são os documentos e leis que determinam este direito fundamental, sobretudo no cotidiano das Instituições de Educação Infantil. Nesta ótica, o trabalho intenta visibilizar a importância do brincar para as crianças que frequentam a Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC). Especificamente, do agrupamento das crianças de três anos, Infantil 3B, turma em que foi vivenciada a experiência como bolsistas da Unidade. Os aportes teóricos subsidiaram a metodologia e a construção dos dados. Dentre eles, destaca-se: Vygotsky (1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2009). Para alcançar o referido objetivo, utilizou-se o diário de campo como estratégia metodológica para registrar e analisar as brincadeiras criadas pelas crianças. Os dados revelaram que as crianças ao criarem suas próprias brincadeiras, construírem suas regras, narrá-las para o grupo e vivenciá-las com as outras crianças as possibilitou acessar várias aprendizagens, a saber: o desenvolvimento da autonomia, ao tomar decisões; a expressão de opiniões, sentimentos e valores; a construção da sua identidade individual e coletiva; a resolução de conflitos; dentre outras aprendizagens. Conclui-se que a visibilização da brincadeira por parte das próprias crianças, de suas famílias, das professoras, dos bolsistas e da comunidade em geral é primordial, uma vez que a sua relevância se traduz no fato de ser a maior expressão do desenvolvimento humano na infância e de possibilitar às crianças a ser e estar neste mundo, aprendendo e se desenvolvendo de uma forma que respeita as suas singularidades.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica