A EXPERIÊNCIA DE BRINCAR NO COTIDIANO DA UUNDC: A BRINCADEIRA COMO UM MODO DE SER E ESTAR NO MUNDO.
Resumo
Toda criança tem direito à brincadeira. Muitos são os documentos e leis que determinam este direito fundamental, sobretudo no cotidiano das Instituições de Educação Infantil. Nesta ótica, o trabalho intenta visibilizar a importância do brincar para as crianças que frequentam a Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC). Especificamente, do agrupamento das crianças de três anos, Infantil 3B, turma em que foi vivenciada a experiência como bolsistas da Unidade. Os aportes teóricos subsidiaram a metodologia e a construção dos dados. Dentre eles, destaca-se: Vygotsky (1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2009). Para alcançar o referido objetivo, utilizou-se o diário de campo como estratégia metodológica para registrar e analisar as brincadeiras criadas pelas crianças. Os dados revelaram que as crianças ao criarem suas próprias brincadeiras, construírem suas regras, narrá-las para o grupo e vivenciá-las com as outras crianças as possibilitou acessar várias aprendizagens, a saber: o desenvolvimento da autonomia, ao tomar decisões; a expressão de opiniões, sentimentos e valores; a construção da sua identidade individual e coletiva; a resolução de conflitos; dentre outras aprendizagens. Conclui-se que a visibilização da brincadeira por parte das próprias crianças, de suas famílias, das professoras, dos bolsistas e da comunidade em geral é primordial, uma vez que a sua relevância se traduz no fato de ser a maior expressão do desenvolvimento humano na infância e de possibilitar às crianças a ser e estar neste mundo, aprendendo e se desenvolvendo de uma forma que respeita as suas singularidades.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.