A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA FACED/UFC NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores

  • Kessia Macedo Morais
  • Klyvia Leticia Ribeiro de Oliveira
  • Rafaela Lima da Silva
  • Jakeline Alencar Andrade

Resumo

O perfil do egresso do Curso de Pedagogia da FACED/UFC engloba o planejamento, a execução, a coordenação, o acompanhamento e a avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; de projetos e experiências educativas não-escolares; assim como a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares. Considera-se de suma importância que os futuros professores tenham formação teórico-prática que contemple tais competências desde o início do curso. A Brinquedoteca da FACED/UFC, além de laboratório do curso de Pedagogia, abriga um Projeto de Extensão e realiza Ações de extensão que envolvem os alunos desde o primeiro semestre. O objetivo desta apresentação consiste em descrever essas atividades e a contribuição da Brinquedoteca/FACED para a formação do pedagogo. Infere-se que os alunos, ao atuarem como brinquedistas, além do contato direto com as crianças e outros visitantes, são instigados a desenvolver as habilidades essenciais para o perfil do pedagogo. As atividades realizadas diariamente pelos alunos/brinquedistas, como as observações diárias e o grupo de estudos semanal contribuem para a fundamentação teórica e prática das atividades e da própria formação. Desse modo, ressalta-se a importância da Brinquedoteca no papel de ampliar o olhar educativo dos futuros professores, propiciando ricas experiências e reflexões ainda durante a formação inicial.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica