A IMPORTÂNCIA DA PEGADA DE CARBONO E A MENSURAÇÃO DA PEGADA ECOLÓGICA DA FEAAC NO ANO DE 2018

Autores

  • Bruno Almeida Bandeira
  • Francisco Henrique Pereira da Silva
  • Assis Andrade Silva
  • Gil Celio de Castro Cardoso

Resumo

Neste trabalho buscaremos definir a pegada de carbono e iremos mostrar a sua importância apresentando dados, fatos, e referenciais de autores. Por fim, serão evidenciados os conjuntos de informações da pegada ecológica da FEAAC no ano de 2018.Tendo em vista que, muito se tem discutido mundialmente acerca da redução da pegada ecológica e segundo dados da Global Footprint network, entidade que mede a pegada, seriam necessários 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos suficientes para suportar a atual pegada ecológica mundial e alguns países como Emirados Árabes Unidos, Catar e Estados Unidos são mais responsáveis do que outros por esse déficit. Sendo assim, ela por sua vez, mede a quantidade total das emissões de gases do efeito estufa causadas diretamente e indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto. Portanto é de suma importância a mensuração da pegada para que as políticas ambientais sejam mais eficazes. Entrando mais no proposto do trabalho, foi mensurado a pegada ecológica da FEAAC (Faculdade de Economia, administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado) com base de 2018. Por conseguinte, com a metodologia proposta e trabalhada com o grupo de extensão FEAAC sustentável, essa medição tem o intuito de avaliar a pegada de carbono da faculdade e, dado o resultado, posteriormente promover ações para que a mesma seja reduzida. Por fim, diante os dados, fatos e referenciais dos autores e coatores, investigaremos possíveis propostas de intervenção para que esse indicador seja reduzido já que os agentes responsáveis não têm tido o devido comprometimento. Portanto é extremamente importante o papel dos grupos de extensão como o do FEAAC sustentável para a proposição das intervenções e a conscientização de todos os agentes responsáveis, assim diminuindo o impacto ambiental da instituição.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica