A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS DO ORÉ ANACÃ

Autores

  • Carla Bianca Tabosa Oliveira
  • Beatriz Ferreira dos Santos - 06100502305
  • José Rian Rodrigues Camelo - 08207619317
  • Marcos Antonio Almeida Campos

Resumo

O Oré Anacã - Grupo de Dança Popular da Universidade Federal do Ceará (UFC) é um projeto de cultura e arte do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), que objetiva disseminar a cultura popular através das danças tradicionais brasileiras, promovendo ainda, uma formação artística e pedagógica dos participantes por meio dessas danças. O grupo realiza apresentações em diversos contextos como, mostra artística, eventos escolares, eventos de arte e cultura da UFC, entre outros. Para que essas apresentações ocorram, é necessário planejamento por parte dos membros do grupo nos momentos antecedentes e subsequentes às apresentações. Esse planejamento resulta em uma das principais atividades realizadas pelos bolsistas de iniciação acadêmica, que vão desde a preparação prévia de figurinos para as apresentações, até a montagem de base de dados sobre arquivos relacionados às danças populares, para ampliação de conhecimentos sobre as danças e suas significações. Podendo ser utilizada, também, para a realização de trabalhos diversos pelos integrantes do grupo. Com isso, este trabalho apresenta as principais atividades desenvolvidas pelos bolsistas por meio dos relatos de experiências, a partir das vivências com o grupo Oré Anacã, seja na sala do projeto ou durante os ensaios e apresentações. Deste modo, com nossa experiência nas organizações dos figurinos, podemos ampliar os conhecimentos acerca de cada dança do grupo, e em consonância com a pesquisa nas bases de dados, conseguimos perceber que o Oré Anacã tem em suas danças uma veracidade encontrada na literatura. Portanto, é possível afirmar que as atividades atribuídas aos bolsistas de iniciação acadêmica contribuíram para a expansão do conhecimento quanto à cultura popular brasileira. Ressaltamos ainda, a importância da bolsa de iniciação acadêmica para a construção deste trabalho, pois sem ela seria inviável a realização do mesmo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica