A IMPORTÂNCIA DAS AULAS TEÓRICAS NA PRODUÇÃO DE DOCES E COMPOTAS ARTESANAIS

Autores

  • Maria Eduarda do Nascimento Lucas
  • Geórgia Maria Ramos da Silva
  • Anderson de Sousa Costa
  • Isadora Machado Mota
  • Alessandra Pinheiro de Goes Carneiro

Resumo

A motivação e a autoestima são ações poderosas para o desenvolvimento humano. As experiências vivenciadas nas aulas teóricas juntamente com a terapia em grupo do programa de extensão Gastronomia Social em parceria com o Doçura que Agrega será relatada. As aulas são ministradas na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), do Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC) do Bom Jardim, atendendo mulheres da comunidade e fortalecem não só a produção de doces, geleias e compotas como dando um conhecimento teórico para os métodos de conservação artesanal usados Este trabalho trata-se de um relato de experiência, a metodologia empregada foi a observacional e tem por objetivo mostrar a importância das aulas teóricas, na capacitação de um grupo produtivo dentro de uma comunidade, com o intuito de preparar mulheres para o segmento de produção de doces, geleias e compotas. Foi percebido que as mulheres a cada aula buscavam novos conhecimentos, entendendo que toda prática culinária tem atrelada uma teoria, a aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilita novas práticas e até desenvolvimentos de novas preparações. Além disso, antes de cada aula ocorria uma sessão terapêutica, com música, massagens com o intuito de inclusão social, autoestima, e resgate de valores fundamentais. Foi percebido que durante as aulas teóricas uma interação entre o grupo, as alunas buscavam um meio de transformação e aprimoramento em suas vidas, como por exemplo na aula de Boas Práticas e Manipulação dos Alimentos, a qual muitas passaram a enxergar a importância das boas práticas, na preparação dos produtos produzidos. Pode-se concluir que os módulos de aulas teóricas são de suma importância, para incorporar um maior conhecimento nas aulas práticas, e que mesmo se tratando de pessoas que se propuseram a aprender na pratica sobre a produção de produtos de frutas, elas conseguiram valorizar o aprendizado teórico como forma de desenvolver novos produtos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica