A IMPORTÂNCIA DO ALFABETISMO VISUAL NO ENSINO DE FOTOJORNALISMO
Resumo
Há tempos, a leitura não se resume apenas à escrita. Hoje, observa-se uma necessidade imediata na ampliação de como interpretamos o mundo. As novas tecnologias nos auxiliam nessa empreitada e nos convida para uma análise aprofundada. No caso deste trabalho, as imagens fotojornalísticas e como a alfabetização visual é necessário no ensino de fotojornalismo. A relação que temos com a imagem se modificou, a passagem da imagem para o mundo dos elétrons significou uma mudança no modo como nós nos relacionamos com a mesma. Ou seja, a mudança de suporte significou uma mudança na forma de interpretarmos as imagens que nos cercam Não podemos negar valor dialógico da imagem, ainda mais na contemporaneidade, em que as diversas formas de leituras vão além da palavra escrita. Freire (1981) já afirmava que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Ainda, segundo Santaella, "imagens se tornam símbolos quando o significado de seus elementos só pode ser entendido com a ajuda do código de uma convenção cultural" (p.58). Dessa forma, é preciso investigar as convenções sociais de época para conhecer e interpretar o simbolismo das referências do "real". Ou seja, à análise da imagem, que não se esgota na própria imagem é vital para o conhecimento e para produção fotojornalística. A partir deste breve resumo, entende-se que este trabalho visa apresentar um levantamento de dados bibliográficos a respeito da importância do estudo das imagens fotojornalísticas presentes no dia a dia, mostrando que é possível fazer ligação entre referencial e significado na interpretação de Fotografias jornalísticas, ressaltando o conhecimento dos contextos de produção como requisito para a compreensão do fotojornalismo, e salienta como a sensibilização do olhar pode contribuir para a percepção das sutilezas presentes no meio em que vivemos. Todos estes fatores influenciam a forma de leitura que fazemos das fotografias ao nosso redor.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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