A IMPORTÂNCIA DO BANCO DE DADOS DO OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FONTE DE ACOMPANHAMENTO, ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS DO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
O Observatório de Políticas Públicas (OPP) é um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará, que busca prover análises e estudos sobre o planejamento e a implementação das políticas públicas no estado do Ceará sendo um importante instrumento de controle à disposição da sociedade. Ele integra diversas áreas do conhecimento com a colaboração de alunos, professores e funcionários. Além disso, o programa promove e participa de colóquios, seminários, debates, encontros, entrevistas e comissões visando examinar as políticas públicas do estado. A fim de possibilitar análises sobre condições e mudanças estruturais no Ceará nos contextos do Nordeste e Brasil, bem como avaliações abrangentes e sistêmicas das políticas governamentais, o OPP busca construir um banco de dados históricos compreendendo informações e indicadores sociais, econômicos, demográficos, geográficos etc., utilizando como fontes as instituições públicas e institutos de pesquisas. Com esses dados, é possível perceber alguns pontos de vulnerabilidade social e onde se carece de maior atenção das políticas voltadas ao bem-estar da população. Visando um fácil acesso às informações, os dados são catalogados e organizados na forma de tabelas e gráficos de maneira a permitir uma melhor visualização. Eles serão disponibilizados no blog do OPP cuja finalidade é democratizar informações sobre pesquisas, artigos, entrevistas, opiniões e produções acadêmicas, além dos trabalhos realizados pelo OPP a fim de proporcionar informações em uma linguagem acessível a todos. Dessa forma, o OPP contribui tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral. Os eventos e debates promovidos pelo OPP proporciona o encontro entre a universidade, entidades governamentais e não governamentais e a sociedade civil, sobre diferentes problemáticas inerentes ao Ceará, Nordeste e Brasil.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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