A INFLUÊNCIA DO ATELIÊ DO IPREDE NO DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Ricardo Danderson Santos dos Santos
  • Carla Miriã Alves Teixeira
  • Carolina Vieira Silva

Resumo

O Ateliê do IPREDE é um programa de extensão que atua junto ao Setor de Acolhimento do Instituto da Primeira Infância (IPREDE). Tal programa tem por objetivo a educação e a experiência estética no terceiro setor. Para tanto, docentes, técnicos administrativos e discentes dos cursos de Teatro/ICA, Pedagogia/FACED e Design – Moda/ICA desenvolvem um trabalho que articula ensino, pesquisa e extensão. Através das ações do Ateliê, as crianças de 0 a 6 anos têm um contato mais amplo com a Arte e com a Experiência Estética. Para tanto, oportunizamos a elas o acesso à espetáculos infantis, contações de histórias, oficinas de desenhos, jogos teatrais e musicais, pintura facial, cinema e brincadeiras. Os bolsistas do Ateliê do IPREDE atuam na logística dos eventos; na criação de obras cênicas e no despertar da escuta da criança através do diálogo, criando um ambiente fluido e lúdico. Para a organização das atividades e vivências, são realizadas reuniões com todos os bolsistas e corpo gestor do projeto visando a definição do cronograma quinzenal de atividades. Em resumo, as ações assim se organizam: na primeira parte da manhã há uma chegança com músicas infantis cujo intuito é instigá-las para os outros espaços de intervenção - como a sala de leitura (onde acontecem as contações de histórias e atividades de leitura) e a brinquedoteca (onde ocorrem as mais diversas atividades como jogos cênicos/musicais, pintura facial, oficinas de desenho e técnicas de dobradura). Para nós estudantes, a aproximação com o terceiro setor traz novos significados para nossas identidades profissionais, ainda em construção. Entendemos que o Ateliê é um projeto de extrema relevância para as famílias de Fortaleza, pois insere a criança dentro de um contexto artístico e lúdico, democratiza o acesso a bens culturais e influencia diretamente no desenvolvimento infantil.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica