A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS LIVROS COMO FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Samuel dos Santos Coutinho
  • Vitória Sales Farias
  • Pamella Cristina Gadelha Freitas
  • Fatima Maria Araujo Saboia Leitao

Resumo

Na Educação Infantil, as práticas de leitura são grandes aliadas para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois incentivam a imaginação, a curiosidade e ampliam o vocabulário das crianças. A leitura para as crianças deve ser uma atividade estimulada e realizada tanto no ambiente escolar, bem como pela família, pois além de incentivar o gosto da criança pelos livros, a leitura no ambiente familiar proporciona momentos diários de aprendizagem em casa. Tendo em vista os benefícios da leitura na Educação Infantil foi desenvolvido um projeto de incentivo à leitura, onde as crianças da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC – UFC) iam duas vezes por semana na Sala de Leitura Professora Fátima Sampaio Silva, onde ocorriam contação de histórias para as crianças, e também eram disponibilizados livros correspondentes às devidas faixas etárias, para que as crianças escolhessem até três livros para levar para casa e assim, levar a leitura para o ambiente familiar. Com as atividades desenvolvidas, percebe-se como a leitura foi responsável pelo desenvolvimento da criança ao longo do ano, bem como cada criança já possui uma preferência para os temas que desejam ler. As atividades realizadas no projeto auxiliaram muito no meu processo acadêmico, pois, como bolsista da Sala de Leitura, realizei atividades de leitura para as crianças e de organização do acervo, o que melhorou a minha forma de me comunicar, bem como minhas habilidades de organização.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica