A NATUREZA NO COTIDIANO DO UUNDC: LUDICIDADE E SAÚDE E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL PARA CRIANÇAS.

Autores

  • Maria Eduarda Lima de Andrade
  • Jessyane Hellena da Rocha Farias
  • Luiza Maria Damasceno de Moraes
  • Francisca Rosangela Marques Fernandes

Resumo

Este trabalho, que apresenta as ações do projeto: “A Natureza no Cotidiano da UUNDC: ludicidade e saúde para o desenvolvimento integral das crianças” tem como objetivo colaborar para a autonomia da criança, promover a convivência com a natureza, e estimular o cuidado e a preservação do meio ambiente. As ações são planejadas visando os assuntos de interesse das crianças, a sua autonomia, despertando suas curiosidades, estimulando seus sentidos e ampliando seus conhecimentos. Sabendo que as crianças passam por um momento de contínuas descobertas, esses passeios visam a vivência prática de temas dialogados na unidade. Por meio de experiências de exploração no Campus do Pici, que possui diversos recursos naturais, as crianças desenvolvem uma relação com a natureza. Trabalhando com as turmas Infantil 4 e 5, que desenvolveram no decorrer do ano o interesse pelo estudo das pedras e flores, tivemos a oportunidade de visitar no ano de 2019 o Laboratório de Pedra – Geologia- Inf.4 e o Orquidário da UFC. Após a visita ao Orquidário, as crianças da turma Infantil 5 desenvolveram sua própria horta no parque da Unidade, permitindo um contato direto com a natureza, e os seres vivos que a constituem e o desenvolvimento de um senso de tempo, cuidado e responsabilidade, ao regarem a horta e observar seu crescimento. As crianças da Turma Infantil 4 desenvolveram um imenso interesse pelas pedras, e passaram a coletar pedras encontradas tanto na UUNDC como nos ambientes exteriores. Isso permitiu um conhecimento dos diferentes tipos de pedras e percebermos o zelo e cuidado com as pedras e a importância que elas representavam para eles. Além disso, foi desenvolvido na Turma Infantil 5 um projeto sobre os Jardins de Burle Marx e um estudo com as crianças acerca da obra desse paisagista, que contou com o apoio de dois bolsistas de graduação da PRAE. Após isso, as crianças desenharam seu projeto paisagístico. Em seguida, eles produziram uma maquete para pôr em prática seu projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica