A OBRA O QUINZE COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA GEOGRAFIA

Autores

  • Francisco Douglas de Sousa Silva
  • Geovanna Kely Araújo da Silva
  • Iara Rafaela Gomes

Resumo

O projeto busca incentivar a leitura, além de propiciar uma experiência de interdisciplinaridade aos universitários e aos alunos da educação básica mesclando Geografia e Literatura, isto é, estudando os aspectos geográficos nas obras literárias. Assim, foi desenvolvido de modo a propiciar uma aproximação com a leitura, além de aguçar o olhar geográfico dos alunos, buscando proporcionar uma experiência de aprendizagem a partir de livros que possam contribuir com sua formação humana e acadêmica. O projeto foi realizado em duas escolas de Fortaleza, E.E.M Adauto Bezerra e E.E.F.M Cláudio Martins, com aulas de cem minutos de duração, por turma, tendo como base o livro O Quinze de Rachel de Queiroz. Dele foram extraídos aspectos geográficos usados para nortear a aula, relacionando-os com a estória narrada no livro. Utilizamos slides com imagens, tópicos e mapas temáticos, para auxiliar os alunos na compreensão dos temas tratados. Os trabalhos renderam diferentes resultados, variando de acordo com turmas e escolas. Na maioria dos alunos era notável a falta de afinidade com o ato da leitura, apesar disso, eles manifestaram curiosidade acerca dos elementos da Geografia presentes na obra. Os materiais geográficos, como mapas, foram bastante detalhados em seus pormenores, fazendo com que a atividade além de introduzir um novo olhar sobre a leitura trouxesse ainda a perspectiva de uma Geografia local. Foram tratados, também, aspectos históricos do Ceará, proporcionando uma visão literária, geográfica e histórica do estado. Além dos resultados supracitados, em turmas nas quais a obra já havia sido trabalhada, notou-se maior facilidade em estabelecer uma nova perspectiva sobre ela, com maiores discussões acerca do livro, bem como uma notável participação do público e consequentemente uma abordagem mais completa da obra.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica