A PRÁTICA DE ATIVIDADE ADMINISTRATIVAS COMO FORMAÇÃO PARA O ESTUDANTE DE GEOGRAFIA

Autores

  • Maria Emanuelly Marques Sousa
  • Francisco Gomes Bezerra Neto
  • Harllen de Sousa Pinheiro
  • Alexandre Queiroz Pereira

Resumo

Este trabalho busca demonstrar a importância da prática de atividades administrativas como formação para os estudantes de Geografia, a partir do auxílio nas atividades elaboradas na secretaria do departamento e na formatação da Revista Mercator. A metodologia de trabalho desenvolvida no projeto realizou-se através do acompanhamento da rotina administrativa da Secretaria do Departamento de Geografia, práticas diretamente relacionadas aos docentes e discentes, e da utilização da plataforma Marcalyc associada ao indexador Redalyc, utilizando a formatação e marcação de artigos científicos indexados em bases internacionais de periódicos. As demandas na revista Mercator foram cumpridas mensalmente, com o número de 1 a 4 artigos aceitos para publicação, sendo direcionados para a plataforma Marcalyc. Os artigos foram editados de acordo com as normas específicas da plataforma, tendo assim, todo um processo de inserção desses artigos na formatação html, produzindo em seguida as ligações entre as referências disponibilizadas pelos autores. Ao final desse processo é gerado um formato para o artigo, o qual é disponibilizado de forma gratuita para todos. Como resultados, podemos destacar a indexação e liberação de 46 artigos na plataforma da Revista Mercator. Com relação às atividades administrativas realizadas na Secretaria do Departamento de Geografia, vale ressaltar a assimilação dos procedimentos administrativos, como tipo de documentos, processos, solicitações de forma geral, seus trâmites e instâncias responsáveis por cada fase do processo, além da experiência gerada na convivência com os demais funcionários e na prestação de assistência a professores e alunos em tarefas variadas, que proporcionaram além de uma gama de aprendizados diversos e válidos durante a futura vida profissional dos estudantes envolvidos, a compreensão da importância do bom desempenho na realização de todas essas atividades para o benefício da comunidade acadêmica como um todo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica