ABORDAGENS DE GÊNERO NO BRINCAR: “BRINCADEIRA DE MENINA E BRINCADEIRA DE MENINO” NO PROJETO BRINCARMÓVEL

Autores

  • Daniella dos Santos Palhano
  • Marina Ferreira Farias
  • Letícia Gomes Morais da Silva
  • Fábio Nogueira Garofo
  • Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Resumo

O estudo aqui apresentado é o resultado de uma análise da intervenção lúdica de um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) através do Projeto Brincarmóvel: Brinquedoteca Itinerante que é um ônibus pensado e criado para a reconstrução do jogo, do brinquedo, da brincadeira e da cultura lúdica. Por meio de reflexões, observações e estudos, consideramos como tema principal da nossa análise o gênero inserido na cultura das brincadeiras no que diz respeito às brincadeiras ditas de meninas e brincadeiras ditas de meninos. Segundo Schouten (2011) por gênero se entende a especificidade de homens e mulheres sob os pontos de vista social, cultural e psicológico. Esse estudo é um estudo de análise qualitativa de caráter observacional que está em processo de desenvolvimento e seu resultado será coletado através da observação dos bolsistas em suas atividades diárias nos atendimentos do projeto e também através de um questionário aplicado para os responsáveis das crianças que visitaram o Brincarmóvel no ano de 2019 visando compreender a intervenção dos responsáveis das crianças em seu entendimento sobre gênero, mesmo que camuflado, dentro do ambiente lúdico das brincadeiras. Os brinquedos e as brincadeiras são espaços necessários para a formação do entendimento de gênero. Nos processos de socialização e criação da personalidade das crianças, formam-se práticas de preferência de brinquedos e de brincadeiras por gênero, nascendo assim esses estereótipos (KISHIMOTO apud SILVA, Leonardo e FREITAS, Graziele, 2014). Durante o período de permanência no programa de extensão, até o presente momento, como resultados parciais, os bolsistas observaram que, muitas vezes, os responsáveis acabaram por influenciar a escolha do brinquedo e/ou brincadeira da criança. Foi possível analisar, ainda, que algumas crianças já tinham uma predisposição para a escolha dos brinquedos, jogos e brincadeiras de suas preferências.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica