ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO CEARÁ: AVALIAÇÕES E PUNIÇÕES NO ESTADO NEOLIBERAL
Resumo
Perante um contexto de evolução neoliberal e transformações governamentais sofridas nas últimas décadas, tendo em vista as crescentes políticas de avaliações externas para a regulação da Educação Básica no Brasil e os instrumentos opressivos de prestação de contas dos agentes escolares, o presente trabalho propõe uma análise sob a perspectiva da Accountability no campo educacional no estado do Ceará no século XXI, comparando a formação acadêmica objetivada pelo Estado avaliador e a formação crítica e humana dos discentes. Dentre as avaliações propostas para medir as competências e habilidades de alunos do ensino fundamental e médio, destacam-se o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Para elucidar a temática, pretende-se pormenorizar as circunstâncias da educação básica brasileira a partir de 1990 até a atualidade, evidenciando os processos avaliativos e punitivos sob os agentes da rede educacional. A fim de lograr tais objetivos, emprega-se como método de pesquisa o Materialismo Histórico Dialético, utilizando como metodologia o estudo de cunho bibliográfico documental. Foram identificados como resultados parciais a oposição entre o real sentido da educação e o que é ofertado pelo Estado brasileiro, os falsos ranqueamentos de notas entre os alunos do estado do Ceará, um ensino rígido e tradicional e evidências de atos punitivos aos professores do sistema educacional caso seus alunos não alcancem determinada nota média nos exames aplicados.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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