ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTUDO E ATENDIMENTO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DA FACED-UFC

Autores

  • Francisco Rafael Camelo de Sousa
  • Maria Daniele Silva de Souza
  • André Luíz Bomes
  • Angela Maria de Sousa Bezerra

Resumo

O artigo 1º da convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência estabelece: “Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação pela e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. O avanço das ciências e tecnologias trouxe alternativas para a transposição dessas barreiras, e contribuindo para a acessibilidade física e virtual. Em busca de ampliar os benefícios de seus usuários a Universidade Federal do Ceará (UFC), possui uma estrutura para dá suporte a pessoas com alguma condição de deficiência. Como bolsistas de iniciação acadêmica (BIA) do Projeto “Acessibilidade e Inclusão: Estudo e Formação Multidisciplinar através das Tecnologias Assistivas no atendimento das pessoas com deficiência da Faced-UFC”, tem sido uma experiência ímpar, contribuindo para nossa formação, alunos do curso de Engenharia Civil e Pedagogia da UFC. O objetivo é estudar para conhecer, contribuir e transformar para a melhoria das relações com pessoas com deficiência, e rotinas acadêmicas na UFC. As atividades do projeto contribuem para a compreensão de temas e serviços, relacionados as pessoas com deficiência e a acessibilidade na UFC e fora dela. Para atender a diversidade de alunos com deficiência, o projeto conta com os serviços da Secretaria de Acessibilidade e Biblioteca Acessível, através das suas Divisões. A metodologia ocorre através de estudo teórico, participação de seminários, palestras, rodas de conversa com alunos com deficiência. Assim a construção de uma sociedade potencialmente inclusiva e democrática, abre um enorme campo para a formação e para a vida social. A participação no projeto de Iniciação Acadêmica, vem contribuindo para uma formação inclusiva dos Bolsistas BIA e contribui para a implantação da Política de Acessibilidade e Inclusão na UFC

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica