ANÁLISE DA ALTURA E DIÂMETRO DO MILHO, NA UTILIZAÇÃO DE IRRIGAÇÃO SUBSUPERFICIAL.

Autores

  • Lucas Albuquerque de Lima
  • Mayara Oliveira Rocha
  • Davi dos Santos Queiroz
  • Antonio Claudio dos Santos Pinto
  • Carlos Eduardo Cassimiro da Silva
  • Adunias dos Santos Teixeira

Resumo

O milho (Zea mays L.), planta pertencente a família da Poaceae, possui grande importância econômica para mundo, sendo o Brasil o terceiro maior produtor desse grão, com a média de colheita de 7 milhões de hectares por safra. A cultura do milho apresenta uma resposta eficiente a utilização da água, tendo como resultado grande produção de matéria seca para cada unidade de água absorvida, sendo necessário para a cultura 500 a 800 mm de água. O milho pode ser cultivado em sequeiro ou irrigado, apresentando adaptação a todos os métodos de irrigação. Entre os diferentes sistemas de irrigação a utilização do tipo subsuperficial, tem como benefício a aplicação da lâmina de água localizada próxima ao sistema radicular da planta e consequentemente, uma menor perda por evaporação. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo expor a vivencia da bolsa de iniciação acadêmica, na qual avaliou em que profundidade do sistema de irrigação subsuperficial proporcionou uma melhor resposta a altura e diâmetro da planta de milho. Foram realizadas coletas da altura e diâmetro do milho AG 1051 após 45 dias do plantio, no qual se repetiu 3 vezes durante o ciclo, de 7 em 7 dias. Para coletar os dados em campo foi utilizado paquímetro, para obter os valores de diâmetro, e trena para obtenção da altura da planta. Com base nos valores foi realizado a média da altura e diâmetro do milho, avaliando qual a melhor profundidade para o sistema de irrigação subsuperficial. A média encontrada para a altura da planta foi de 93 cm e para o diâmetro 29 mm. As plantas apresentaram melhores respostas a altura, com o sistema de irrigação na profundidade de 30 cm, tendo como influência a profundidade efetiva das raízes do milho, e para o diâmetro a profundidade de 10 cm. O contato com o campo proporciona ao estudante de agronomia experiências únicas. Sendo assim, conclui-se que as vivencias obtidas na bolsa são de grande valia para formação profissional dos estudantes e auxiliam na aprendizagem acadêmica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica