ANÁLISE DA QUALIDADE E RECEPÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS PELA COMUNIDADE NO “4° DIA MUNDIAL DO BRINCAR’’

Autores

  • Victor Mendes Cordeiro
  • Ana Rute Alves da Silva
  • Ruthiellen Moreira de Sousa
  • Edvanira Oliveira Brito

Resumo

O Projeto Brinquedoteca/FACED/UFC realizou, em maio de 2019, o evento “4° dia Mundial do Brincar” e contemplou diversas oficinas e atividades lúdicas abertas ao público em geral. Desse modo, este trabalho tem como objetivo analisar a qualidade do evento e recepção pela comunidade por meio de questionário aplicado aos responsáveis pelas crianças que participaram das atividades ofertadas. As atividades lúdicas promovidas tiveram o propósito de fomentar nas crianças a diversão, criatividade e desenvolvimento psico–social a partir da ludicidade. Dentre as ações ofertadas estão: Brincar livre na Brinquedoteca, brincadeiras tradicionais, contação de histórias, brincar para bebês, artes plásticas, oficina de origami, confecção de brinquedos, oficina de robótica educacional, oficina de dança e pintura facial. A realização destas atividades, assim como o envolvimento dos brinquedistas, contribuem para a formação do futuro pedagogo. Para este trabalho, foram analisadas as seguintes perguntas: “Qual a atividade que mais gostou?” e “Sugestões para os próximos eventos”. O resultado destas indagações, que serão apresentados por ocasião dos Encontros Universitários, mostrou expressivo interesse do público pelas atividades oferecidas, além de diversas sugestões pela realização do evento com mais frequência. estes resultados demonstram a qualidade do evento, assim como apontam para a importância dessas atividades no favorecimento da aprendizagem prática dos conceitos e métodos pedagógicos construídos e necessários a formação acadêmica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica