APOIO A COMUNICAÇÃO E AS AÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO LABORATÓRIO EM PSICOLOGIA SUBJETIVIDADE E SOCIEDADE

Autores

  • Mayara Ruth Nishiyama Soares
  • Thalia Araújo Bezerra
  • Yago Oliveira Brandão
  • Luciana Lobo Miranda

Resumo

O resumo em tela objetiva relatar as experiências dos Bolsistas de Iniciação Acadêmica no Laboratório em Psicologia Subjetividade e Sociedade - LAPSUS. As atividades consistiram, principalmente, em colaborar e executar estratégias de divulgação das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo laboratório, como a reconstrução das mídias digitais, site e instagram, e do flanelógrafo. Além disso, as graduandas de Psicologia vivenciaram e deram suporte à pesquisa “Educação, modos de subjetivação e formação de jovens pesquisadores da micropolítica do cotidiano escolar” e à extensão “É da nossa escola que falamos”. Os dois projetos se entrelaçam e visam problematizar a relação juventude e escola com base na produção discursiva dos próprios jovens sendo eles também pesquisadores desse processo. Ademais, o graduando de Publicidade e Propaganda atuou na mobilização e criação do site, além da responsabilidade de pedido do domínio da Universidade Federal do Ceará (UFC). A metodologia se deu primeiramente com pesquisas em sites acadêmicos, analisando também quais os sites de outros laboratórios existentes e que conteúdos eles possuem, além de reuniões semanais com os bolsistas, reunião com os professores e alunos do LAPSUS para tratar do conteúdo que estaria presente no site e reunião com dois graduandos em Design Gráfico da UFC responsáveis pela identidade visual. Como resultados, o laboratório possui uma nova identidade visual, o site com abas de informações do projeto e descrições das atividades de pesquisa, ensino e extensão, o instagram como espaço para comunicação com os estudantes e professores e em processo de composição do flanelógrafo. A partir do exposto anteriormente, concluímos que o laboratório tenderá a crescer na comunicação e terá a maior possibilidade de alcançar os estudantes e professores, além disso, uma comunicação com uma interface mais coerente com os ideais propostos pelo Projeto, levando em consideração toda história e os desejos futuros.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica