ATIVIDADE APLICADA À DISCIPLINA DE DESENHO PARA ENGENHARIA COM USO DA REALIDADE AUMENTADA

Autores

  • Rodrigo Cesar Rocha Queiros
  • Francisco Lucas Ferreira Martins
  • Mikael Angelo Soares da Silva
  • Romário da Silva Antunes
  • Anne Ully Diogo Castro
  • Cely Martins Santos de Alencar

Resumo

O objetivo deste projeto é apresentar o desenvolvimento e aplicação da Realidade Aumentada no estudo topográfico de projetos de Engenharia Civil. Trata-se de uma caixa de areia que utiliza o sensor do Microsoft Kinect Câmera®, para gerar interações por meio de Realidade Aumentada para a promoção de estudos topográficos. Esse projeto permite que usuários criem modelos Tridimensional de uma superfície e, em tempo real, gera-se um mapa de cores de elevação, linhas de contorno topográficas e água simulada. A Caixa de Areia de Realidade Aumentada (AR SandBox) é uma nova alternativa para o ensino de diversos tópicos que envolvam interpretação de processos naturais e principalmente formação e evolução do solo. Por meio do sensor de profundidade Infravermelho do Kinect, que permite que o acessório escaneie o ambiente a sua volta em três dimensões, é possível captar diferentes distâncias entre a lente e a caixa com areia, um conjunto de softwares utilizam um projetor digital que imageia toda a área da caixa com um mapa de cores atribuídas à cada nível de altura que a câmera captou. As possibilidades de uso da caixa de areia se limitam apenas na criatividade e no conhecimento do conteúdo a ser trabalhado. Sendo assim, a caixa de areia se revela uma ferramenta de ensino muito poderosa, pois através do contato direto, moldando a superfície do terreno virtual, os estudantes podem visualizar os processos de dinâmica superficial inerentes à Topografia, Geologia, Geomorfologia e demais Geociências.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica