ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA IDOSAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Shellyda Oliveira do Vale
  • João Lucas Assunção Gadelha
  • Rebeca Duarte Furtado
  • Marilia Braga Marques

Resumo

Introdução: A hipertensão arterial é uma doença de caráter crônico, multifatorial, que acomete 60% da população formada por pessoas de 60 anos ou mais.¹ De acordo com a OMS tem-se o indicativo de que cerca de 80% dos casos de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus podem ser reduzidos apenas coma adoção de hábitos alimentares saudáveis.²Objetivo: Relatar a experiência de uma atividade educativa sobre Hipertensão Arterial e Alimentação Saudável para Idosas institucionalizadas.. Metodologia: Realizou-se uma ação de educação em saúde em uma Instituição de Longa Permanência para idosas, localizada em Fortaleza, Ceará, desenvolvida por alunos do curso de Enfermagem e Odontologia da Universidade Federal do Ceará abordando aspectos conceituais, epidemiológicos , preventivos e de tratamento sobre hipertensão arterial e a influência da alimentação saudável para promoção da saúde. Participaram da atividade 18 idosas institucionalizadas. A princípio foi escolhida a exposição oral no formato de roda de conversa juntamente utilizando-se de um jogo de associação de imagens de alimentos e bingo, afim de que houvesse uma maior interação das idosas e fixação dos aspectos abordados. Resultados: Observou-se que no início da atividade muitas sentiam-se envergonhadas em interagir de forma geral, contudo, no decorrer da ação por conta da escolha de uma abordagem mais dinâmica, elas se sentiram mais à vontade e participaram da discussão do tema e expuseram os alimentos que não sabiam que influenciavam na pressão arterial e fizeram uma análise de si mesmas durante todo o processo de aplicação da educação em saúde. Conclusão: A atividade obteve um resultado bastante satisfatório, pois proporcionou uma visão mais ampla para idosas e estudantes sobre o tema desenvolvido e pelo fato de ter sido utilizada a roda de conversa e jogos interativos, houve uma troca de saberes entre os alunos e idosas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica