ATIVIDADE XILANOLÍTICA DE ACTINOBACTÉRIAS DO SEMIÁRIDO

Autores

  • Alanna Mayara Soares de Sousa
  • Francisco Leonardo Gomes de Lima
  • Igor Ferreira da Rocha
  • Leonardo Lima Bandeira
  • Suzana Claudia Silveira Martins

Resumo

Actinobactérias são bactérias Gram positivas cuja morfologia varia de acordo com o gênero. Estes microrganismos tem a capacidade de crescer em condições extremas, como as prevalentes no semiárido, e se destacam pela produção de enzimas extracelulares que participam da mineralização de nutrientes e da decomposição de moléculas orgânicas recalcitrantes. Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar a atividade xilanolítica de cepas de actinobactérias oriundas do Semiárido Nordestino. Foram testadas 45 cepas isoladas de amostras de solo coletadas de três Unidades de Conservação: Parque Nacional de Sete Cidades, Parque Nacional de Ubajara e Estação Ecológica de Aiuaba. Para alcançar tal meta foi necessário um treinamento prévio em técnicas microbiológicas básicas como, assepsia das mãos, lavagem e montagem de vidrarias, utilização de equipamentos para esterilização (estufa e autoclave), preparo de meios de cultura, contagem de células viáveis em placas, utilização do fluxo laminar para manipulação em condição de esterilidade, identificação de contaminação e isolamento de bactérias. Após conclusão deste treinamento, as cepas de actinobactérias foram inoculadas na forma de spots e em quadruplicada, em meio ágar suplementado com xilana em um total de três ensaios. A atividade enzimática foi verificada pela formação de zonas de hidrólise em torno da colônia e o índice enzimático pela relação entre o diâmetro em milímetros do halo de hidrólise e o diâmetro em milímetros da colônia de cada cepa avaliada. Oitenta e quatro por cento das cepas testadas apresentaram atividade xilanolítica e aproximadamente 66% mostraram índice enzimático superior a 2,5. Esses resultados indicam o potencial ecológico e biotecnológico das actinobactérias do solo da região analisada como produtores da enzima xilanase.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica