ATIVIDADES REALIZADAS NA FARMÁCIA ESCOLA DA UFC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Alexia Fernanda Santos de Medeiros Melo
  • Mariana Pereira de Araújo
  • Francisca Thalia Lourenço Fernandes
  • Jessica de Castro Fonseca

Resumo

A Farmácia Escola corresponde a uma farmácia comunitária que desenvolve atividades nas áreas magistral e de dispensação de especialidades farmacêuticas, direcionadas a apoiar o ensino farmacêutico da graduação até a pós-graduação, aliando conhecimentos teóricos à prática diária das atividades do farmacêutico no exercício da profissão, e a promover o acesso às comunidades mais fragilizadas economicamente. O presente trabalho tem o desígnio de apontar os resultados da experiência como Bolsista de Iniciação Acadêmica em atividades realizadas no setor de Manipulação da Farmácia Escola da Universidade Federal do Ceará. A relevância disso se baseia em sua contribuição para a formação do discente com conhecimentos teórico-práticos inerentes à área de atuação como profissional, envolvendo, sobretudo, princípios de farmacotécnica e de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos (RDC 301/19); além de, desse modo, corroborar significativamente para a comunidade, ao promover uma maior agilidade e qualidade dos produtos dispensados aos usuários dos serviços da Farmácia Escola. Entre as atividades, destacam-se: o preparo de fórmulas magistrais e oficinais conforme necessidade; auxílio no controle mensal do inventário de produtos acabados, intermediários, rótulos, embalagens, matérias-primas e estoque na Farmácia Universitária. Ademais, foram iniciadas as organizações de documentos históricos da Farmácia Escola a partir do arquivo morto, de matérias-primas vencidas a serem doadas e de um programa de gerenciamento de resíduos, em conjunto com outros setores da UFC. Diante desses resultados, pode-se afirmar que foram adquiridos aprendizados e contribuições importantes no que tange à área de atuação do farmacêutico. Logo, as experiências vivenciadas têm sido bastante enriquecedoras, ainda que, inicialmente, sem conhecimento técnico prévio para tanto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica