AUTOMATIZAÇÃO DO AGENDAMENTO DO ESTÁGIO

Autores

  • Ciro Lucio Freire Diogenes
  • Rodrigo de Moraes Duarte
  • Ítalo Anderson Bernardo de Oliveira
  • Jose Flavio Vasconcelos Alves

Resumo

A Universidade Federal do Ceará (UFC) possui um setor denominado Agência de Estágio, que é responsável pela formalização dos estágios obrigatórios e não obrigatórios dos estudantes, estando em curso presenciais ou à distâncias, dos campi de Fortaleza e do Interior. Para tanto, é necessário que o local de estágio do aluno possua convênio direto com a universidade ou por meio de agentes de integração (empresas responsáveis pela intermediação entre locais que ofertam vagas de estágio e instituições de ensino). Até Outubro de 2019, a universidade possuía 1473 convênios vigentes e 64 agentes integradores, no qual foram registrado 9.732 estágios obrigatórios e não obrigatórios. Percebeu-se que em determinados horários a agência possuía uma quantidade elevada de alunos para atender, que resultava em um desconforto para os discentes e para o próprio setor. Com intuito de organizar e melhorar a qualidade do atendimento, a partir de fevereiro de 2019, foi implantado a automatização do agendamento dos atendimentos dos alunos, pelo motivo do aumento da demanda do setor. Além de organizar os atendimentos, o agendamento possibilitou dimensionamento dos horários com mais atendimentos, no período de 25-02-2019 a 28-11-2019 agência disponibilizou 10.811 mil horários, no qual 6.282 foram concluídos(58,11%), 2.852 não compareceram (26,83%) e 1671 disponível(15.46%), possibilitando ainda aos alunos que apresentarem problemas nos seus termos voltem no mesmo dia sem agendamento. Ainda é importante ressaltar que o atendimento permitiu um melhor registro das informações dos estudantes no sistema, acrescentando conteúdo como horários de estágio, atestado de matrícula, e etc, enriquecendo assim os dados referentes aos estudantes ao setor.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica