AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA MATERNIDADE NA VIDA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS
Resumo
A pesquisa “IMPACTO DA MATERNIDADE NA VIDA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS” tem por objetivo identificar as maiores dificuldades enfrentadas por alunas da Universidade Federal do Ceará que possuem filhos, sejam eles nascidos antes ou durante a graduação. Nesse contexto, pretende-se com essa pesquisa, buscar ações que colaborem na mitigação de tais problemas.A metodologia aplicada no estudo consistiu no levantamento bibliográfico e mapeamento das alunas. Foram pesquisados artigos científicos, dos últimos dez anos, sobre o tema em algumas bases de dados confiáveis, tais como: BSV-PSI e SCIELO. Para que os artigos buscados não fugissem da temática da pesquisa foram utilizadas as seguintes palavras-chave: maternidade e universidade, carreira e maternidade.Foram selecionados, ao final da triagem, 30 artigos científicos. Para realização do mapeamento inicial das alunas foi realizado um levantamento dos contatos das coordenações de todos os cursos da UFC. Foram enviados e-mails às coordenações solicitando que divulgassem a pesquisa por meio do Sigaa para que as estudantes mães entrassem em contato. Após obter a lista de contatos das alunas que responderam ao chamado, foi enviado um email, e posteriormente um questionário online mais detalhado. O questionário tinha o intuito de identificar as alunas, a quantidade de filhos e outras informações consideradas relevantes. Fechando essa primeira etapa da pesquisa as respostas coletadas das estudantes foram organizadas em tabelas por meio de planilhas eletrônicas. Ao todo 19 alunas responderam ao questionário, tendo elas uma média de 33 anos de idade, 1,3 filhos em média. A próxima fase do estudo consistirá na realização de entrevistas presenciais com as estudantes a fim de levantar mais informações, tais como perspectivas das alunas, seus anseios e necessidades. Dessa forma, será possível detectar de forma mais precisa os impactos gerados pela maternidade nas estudantes e, assim, criar propostas de ações.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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