AVALIAÇÃO DA FORÇA EM IDOSOS

Autores

  • Leonardo Teixeira Freitas
  • Alex Soares Marreiros Ferraz

Resumo

Com o envelhecimento, nosso corpo perde algumas propriedades funcionais e consequentemente temos que nos preocupar com problemas acarretados por essas perdas. A diminuição da força muscular é um dos fatores que mais implicam na qualidade de vida em idosos, haja vista que a sarcopenia (redução do tecido muscular esquelético) está diretamente associada a casos de incapacidade física após acidentes doméstico envolvendo pessoas nessa faixa etária. Sendo assim, além do treinamento resistido, é de suma importância que esse público realize avaliações físicas periódicas para verificar os indicadores de força muscular e de outras capacidades físicas e psicomotoras. Para mensurar a variável força muscular, são usados alguns equipamentos e testes que se baseiam em valores de referência e comportamentos apresentadas pelo avaliado. No projeto em que desenvolvíamos nossas atividades, para mensurar os níveis de força dos participantes, foram usados o teste de sentar e levantar, e o dinamômetro para verificar a força de pressão palmar. Através desses testes, é possível conhecer os níveis de aptidão dos envolvidos e escolher a melhor estratégia para atenuar a perda de força. O teste de sentar e levantar, como o nome já diz, consiste em solicitar que o avaliado sente e levante da cadeira sem usar o apoio dos membros superiores. Já o teste de pressão manual se resume em colocar o avaliado sentado em uma cadeira, e com o cotovelo flexionado em 90° solicitar que o mesmo pressione o dinamômetro o mais forte possível por 3 segundos. Participam do projeto 25 idosas, que realizam exercícios de equilíbrio; mobilidade e treinamento de força. Além disso, são ministradas palestras sobre reeducação alimentar e temas importantes para pessoas dessa idade, tudo isso com o intuído de promover qualidade de vida e autoconhecimento para os participantes. As atividades acontecem no IEFES, todas as terças e quintas feiras, das 16 às 18 horas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica