AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARFOR/UFC POR MEIO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
Resumo
O PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – é uma ação da CAPES que tem por objetivo proporcionar a oferta de educação para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência em rede pública, mas que não possuem a formação específica na área em que atuam. O PARFOR na UFC está presente em 21 (vinte e uma) turmas, distribuídas nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação do estado do Ceará (CREDE). Para a formação destes professores é necessário um embasamento teórico especializado que pode ser adquirido a partir da leitura dos livros e artigos sugeridos pelos docentes do programa e pela estrutura curricular do curso. A grande parte do material pode ser adquirida na biblioteca da UFC, entretanto a maioria dos alunos mora no interior do estado do Ceará, impedindo com que lhes seja facilitado o acesso a este recurso. Há, por outro lado, a biblioteca virtual da universidade, mas muitos dos livros dos quais os alunos precisam, não são disponibilizados. Pensando nisso, decidiu-se criar o projeto Acervo PARFOR que constitui em fornecer um compilado de obras e artigos referentes às disciplinas ofertadas pelo programa em uma plataforma da Biblioteca Universitária da UFC. Para isto, um questionário foi elaborado a fim de identificar o contingente de graduandos do PARFOR que tinham, de fato, alguma proximidade com qualquer biblioteca, inclusive a da UFC. Comunicou-se aos bibliotecários das Ciências Humanas sobre o projeto. A partir disso, sugeriu-se que as obras e artigos que se havia conseguido, fizessem parte de um serviço virtual da biblioteca que seria exclusivamente para os discentes do curso de licenciatura PARFOR/UFC ofertado pela Faculdade de Educação. O acesso às obras tem reconhecimento legal, sendo possível acessá-las através do número de matrícula do aluno do PARFOR, por meio do SIGAA. Outra atividade realizada foi a criação de uma nova rede social a fim de difundir os informes referentes ao programa.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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