AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS HIGIÊNICOS DOS COMENSAIS QUE FREQUENTAM O RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO PICI I

Autores

  • Sabrina Angela Dutra
  • Marcus Vinícius de Pádua Araújo
  • Ana Caroline Carvalho de Melo
  • Ana Callyne Souza Silva
  • Fabíola Silva de Sousa
  • Indira Cely Costa da Silva

Resumo

Os restaurantes universitários têm se tornado cada vez mais importante na vida dos estudantes, principalmente para aqueles que estão na universidade em tempo integral e tem o R.U. como única opção de alimentação, visto que, o mesmo tem o melhor custo-benefício. Por dia são servidas aproximadamente 3.600 refeições, somente durante o almoço. Assim, é de suma importância que as refeições servidas sejam seguras e de qualidade, para evitar a disseminação de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s). Essas doenças têm sido reconhecidas como um problema de saúde pública de grande abrangência no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) essas enfermidades acometem mais de 77 milhões de pessoas por ano, nas Américas. Sabe-se que todas as pessoas que entram em contato com os alimentos são responsáveis pela segurança dos mesmos, inclusive o consumidor final. Estes têm sido apontados como principais responsáveis pela contaminação direta ou indireta dos alimentos.Dessa forma, essa pesquisa teve como objetivo avaliar e sensibilizar os comensais que frequentavam o restaurante universitário pici I, quanto aos seus hábitos higiênicos durante a realização de suas refeições. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira fase foi aplicado um questionário no qual os comensais, que frequentavam essa unidade, eram indagados sobre seus hábitos de higiene antes e durante as refeições. Através da pesquisa, foi constatado que 51% das pessoas entrevistadas lavam as mãos e que 49% não lavam as mãos. Foi observado ainda, que dos entrevistados 75,7% alegavam usar álcool em gel e 24,3% alegavam não usar. Em busca de alcançar melhores resultados, foi realizada a segunda etapa do trabalho, que consistiu na realização de uma palestra intimista com os consumidores do restaurante, a fim de sensibilizar os mesmos quanto a importância de manter hábitos higiênicos ao realizar suas refeições.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica