AÇÕES COMBINADAS PARA O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DA ENGENHARIA DE ALIMENTOS E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES NA COORDENAÇÃO DO CURSO.
Resumo
O projeto em questão foi desenvolvido com o objetivo de oferecer suporte às atividades administrativas da coordenação do curso de Engenharia de Alimentos, além daquelas voltadas à divulgação de informações curriculares (estágio, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares). As atividades foram divididas em 5 grupos: a organização, digitalização e formatação dos programas de todas as disciplinas contempladas na matriz 2016.1 do curso; a elaboração de planilhas dinâmicas para auxílio nas análises de aproveitamento de disciplinas dos alunos transferidos de outras instituições de ensino; o assessoramento nas atividades diárias da coordenação do curso; o esclarecimento e elaboração de manuais auto explicativos sobre atividades acadêmicas formadoras do currículo base do curso; verificação e análise curricular dos alunos com mais de 70% do curso concluído, mas que estão atrasados quanto a conclusão. Dentre os resultados gerados, tem-se: a maior agilidade no processo de aproveitamento de disciplinas, uma vez que esta se faz através do uso das ferramentas geradas (livro base contendo todos os programas de disciplinas do curso e a planilha de dados); mais efetividade no esclarecimento de informações acadêmicas (matriculas, trancamentos, regime especial, cursos, estágios e evento) através da criação de informes auto explicativos expostos no mural de informações do Departamento de Engenharia de Alimentos e a organização de informações pessoais dos alunos em atraso com o curso, o que possibilitará estudos sobre possíveis motivos que geram o represamento dos mesmos. Verificadas as particularidades do curso e dos alunos, está sendo formulado um manual, no formato de vídeo, com o objetivo de ressaltar os pontos críticos a fim de contribuir para o desenvolvimento apropriado com corpo discente do curso. Sendo assim, conclui-se que é de fundamental importância a perspectiva do aluno e do esclarecimento na formação apropriada dos mesmos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.