AÇÕES COMBINADAS PARA O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DA ENGENHARIA DE ALIMENTOS E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES NA COORDENAÇÃO DO CURSO.

Autores

  • Jennifer Lima de Almeida
  • Carla Vitória Morais de Lima
  • Victor Rodrigo Barbosa Alves
  • Kaliana Sitonio Eca

Resumo

O projeto em questão foi desenvolvido com o objetivo de oferecer suporte às atividades administrativas da coordenação do curso de Engenharia de Alimentos, além daquelas voltadas à divulgação de informações curriculares (estágio, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares). As atividades foram divididas em 5 grupos: a organização, digitalização e formatação dos programas de todas as disciplinas contempladas na matriz 2016.1 do curso; a elaboração de planilhas dinâmicas para auxílio nas análises de aproveitamento de disciplinas dos alunos transferidos de outras instituições de ensino; o assessoramento nas atividades diárias da coordenação do curso; o esclarecimento e elaboração de manuais auto explicativos sobre atividades acadêmicas formadoras do currículo base do curso; verificação e análise curricular dos alunos com mais de 70% do curso concluído, mas que estão atrasados quanto a conclusão. Dentre os resultados gerados, tem-se: a maior agilidade no processo de aproveitamento de disciplinas, uma vez que esta se faz através do uso das ferramentas geradas (livro base contendo todos os programas de disciplinas do curso e a planilha de dados); mais efetividade no esclarecimento de informações acadêmicas (matriculas, trancamentos, regime especial, cursos, estágios e evento) através da criação de informes auto explicativos expostos no mural de informações do Departamento de Engenharia de Alimentos e a organização de informações pessoais dos alunos em atraso com o curso, o que possibilitará estudos sobre possíveis motivos que geram o represamento dos mesmos. Verificadas as particularidades do curso e dos alunos, está sendo formulado um manual, no formato de vídeo, com o objetivo de ressaltar os pontos críticos a fim de contribuir para o desenvolvimento apropriado com corpo discente do curso. Sendo assim, conclui-se que é de fundamental importância a perspectiva do aluno e do esclarecimento na formação apropriada dos mesmos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica