AÇÕES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIO DO IEFES ESTIMULAM A AUTONOMIA PARA A ESCOLHA DOS ALIMENTOS

Autores

  • Sarah Leticia Braga de Souza
  • Natanael Coelho de Matos
  • Luciana Catunda Brito

Resumo

O projeto Assistência Nutricional de Adultos e Idosos Participantes de um Programa de Exercício do IEFES se propõe a realizar ações de intervenção nutricional individualizada e de educação nutricional coletiva. Por meio das ações de educação nutricional busca-se promover o entendimento sobre os diferentes tipos de alimentos disponíveis para o consumo, dentre eles os de ocorrência natural e os industrializados, além das respectivas relações com a promoção de saúde. O objetivo desse trabalho foi relatar uma experiência sobre o desenvolvimento das sessões semanais de Educação Nutricional para os participantes de um programa de exercício. Foram realizadas intervenções com temas pré-estabelecidos, com enfoque didático, contextualizadas socialmente, economicamente e culturalmente. Inicialmente eram levantadas algumas questões para que as participantes se pronunciassem com relação aos seus conhecimentos nutricionais. As estratégias utilizadas nas ações de educação visavam o incentivo à autonomia para a escolha dos alimentos. Foram trabalhados temas como os tipos de alimentos que estão disponíveis para o consumo assim como os benefícios nutricionais e os possíveis prejuízos à saúde de acordo com os nutrientes presentes na matriz alimentar. Para promover entendimento sobre a composição nutricional dos alimentos industrializados foram realizadas mini oficinas para explanação sobre o significado das informações contidas nos rótulos alimentares. As ações de educação nutricional promovem conhecimento sobre a composição dos alimentos e da relação dos nutrientes com a promoção de saúde, de forma que potencializa a capacidade dos indivíduos fazerem as escolhas alimentares mais saudáveis a partir de decisões norteadas por processos cognitivos e não por imposição da prescrição nutricional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica