AÇÕES PARA CONTRIBUIÇÃO DA PERMANÊNCIA E AMBIENTAÇÃO DOS DISCENTES DE ENGENHARIA MECÂNICA

Autores

  • Ana Karoline Bento Rocha
  • Matheus Marcondes de Oliveira Leão
  • Thalison Rabelo Costa
  • Fernando Antonio Coutinho Rocha
  • Maria Alexsandra de Sousa Rios

Resumo

Devido às exigências do mercado de trabalho, a busca por qualificação profissional cresceu significativamente nos últimos anos e em decorrência disso, o número de matrículas em instituições de ensino superior aumentou bastante em todas as áreas do conhecimento, em especial, nas áreas de Engenharia. O fato dos cursos de engenharia, não somente da Universidade Federal do Ceará, mas em muitas universidades brasileiras, apresentarem um grau de dificuldade elevado, torna a permanência e ambientação dos discentes um desafio, o que pode contribuir para o alto índice de evasão desses cursos.Levando isso em conta, o presente trabalho teve como objetivo principal implementar ações voltadas aos alunos do curso de Engenharia Mecânica, de forma a contribuir para a ambientação e permanência dos discentes no curso. Para tal, foram realizadas várias atividades, em conjunto com a coordenação do curso, que tiveram como foco dar suporte tanto ao discente ingressante, quanto ao veterano. As atividades realizadas foram:murais didáticos sobre assuntos do curso, no intuito de facilitar a compreensão e acesso às informações;elaboração de mapas de salas, para ambientar e manter o aluno ingressante informado sobre horários, localizações das salas e previsão de vagas;criação de manuais da coordenação e formulários orientadores; digitalização e inserção dos Trabalhos de Conclusão de curso no banco de dados; realização de orientações e instruções aos alunos aptos a fazer o ENADE; pesquisas por meio de questionários eletrônicos; criação e desenvolvimento de um sítio personalizado do curso de Engenharia Mecânica;contato com empresas para posterior agendamento de visitas técnicas, dentre outras ações. Com isso, pôde-se verificar uma maior otimização dos processos administrativos relacionados aos discentes, além de uma maior aproximação da coordenação com o aluno. Todas essas ações contribuíram/tem contribuído efetivamente para a ambientação dos alunos do curso de Engenharia Mecânica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica