BANCO DE DADOS DO OBSERVATÓRIO DAS PAISAGENS PATRIMONIAIS E ARTES LATINOS AMERICANAS (OPPALA)

Autores

  • Diullyanne Nazario Gomes da Costa
  • Samuel Marques Bulcão Rocha
  • Ana Luiza Pereira de Assis
  • Tiago Vieira Cavalcante

Resumo

Banco de Dados do Observatório das Paisagens Patrimoniais e Artes Latino Americanas (OPPALA) O projeto de banco de dados do Observatório das Paisagens Patrimoniais e Artes Latino Americanas (OPPALA) tem como finalidade reunir informações que englobam os seguintes eixos temáticos: Cinema, Teatro, Música, Literatura e Arte Urbana, na escala da América Latina. Surge da necessidade da criação de um banco de dados que reúna documentos diversos para pesquisa, além de outras informações: artigos, dissertações, teses, espaços culturais etc. Além de atender aos interesses de pesquisadores de diversas áreas, com ênfase na Geografia, o seu objetivo é o de transformar o observatório em algo mais próximo do publico em geral. Surge, assim, a ideia da construção de uma plataforma online, de simples acesso, atendendo aos objetivos requisitados. A ferramenta de Design e criação de site que utilizamos foi o Wix. Para que fosse feito o abastecimento do banco de dados do OPPALA, realizamos uma extensiva pesquisa, em especial, em repositórios universitários e centros de patrimônio, arte e cultura, com foco nos temas supracitados. Consideramos um bom recurso se utilizar da análise descritiva de dados como propósito de transformar as informações para que possamos retirar delas conhecimentos os mais variados. Por fim, é de suma importância a criação desse Banco de Dados, pois através dele podemos reconhecer que o Brasil, no âmbito da América Latina, é uns dos países que mais disponibiliza arquivos. Ponderando que todo observatório, como princípio, tem como propósito, além de saber o que está acontecendo em sua área de interesse, contribuir com a difusão de informação e conhecimento sobre os temas que lhe são caros, pensamos ser o banco de dados um importante meio para a construção dessa relação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica