BANCO DE REAGENTES E UTENSÍLIOS DE LABORATÓRIO DA UFC: REMANEJAMENTO DE INSUMOS LABORATORIAIS COMO UMA ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Joao Vitor de Freitas Azevedo
  • Juliana Monteiro da Silva
  • Simone da Silveira Sa Borges

Resumo

Segundo a ONU no primeiro semestre de 2019, a capacidade mundial de produção de produtos químicos é 2,3x106t. A pesquisa ainda aponta que grande parte dos resíduos oriundos de reações que envolvem os produtos químicos são descartados no meio ambiente. Somando-se a essa conjuntura, as Universidades brasileiras também entram nessa estatística de geradora de resíduos químicos devido ao seu grande potencial de pesquisa e inovação. De acordo com Mistura, Vaniel e Linck (2010), 40% dos resíduos gerados nos laboratórios de ensino de química são de reagentes em desuso e fora do prazo de validade. Diante disto, este trabalho tem como objetivo apresentar o gerenciamento dos reagentes em desuso nos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão da UFC. Para isso, foi criado em 2011 o Banco de Reagentes e Utensílios Laboratoriais (BRUL), que tem como objetivo separar, organizar, catalogar e tornar possível o uso de reagentes químicos e utensílios estocados e sem uso nos laboratórios de origem. O BRUL funciona em duas etapas: a primeira é o processo de cadastro dos materiais estocados e sem uso dos laboratórios de origem da UFC e a segunda, o processo de doação para outros laboratórios da UFC e outras instituições públicas do estado do Ceará. Atualmente, existem 21 laboratórios parceiros com 818 materiais cadrastrados e disponíveis para doação. Somente este ano foram cadastrados 481 materiais. Em 2019 foram doados 240 materiais, sendo 44 Kg e 60 L de reagentes, para 12 laboratórios, sendo 6 da própria UFC e 6 laboratórios externos (IFCE - Iguatu e Boa Viagem, Laboratórios do Núcleo de Tecnologia do Ceará). As ações do BRUL possibilitaram uma economia de R$ 141.933,88 na aquisição de insumos laboratoriais e R$2.691,70 com o descarte ambientalmente adequado dos resíduos, e ainda a disseminação de práticas sustentáveis pela comunidade acadêmica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica