CAMPANHA DE TESTAGEM RÁPIDA PARA UNIVERSITÁRIOS DO INTERIOR DO CEARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Eduarda da Costa Serpa
  • Paloma Kílvia Ferreira Brandão
  • Jairo Marcio Moreira da Silva
  • Débora Clemente Paes
  • Odaleia de Oliveira Farias
  • Marli Teresinha Gimeniz Galvao

Resumo

Introdução Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) têm acometido pessoas jovens que estão expostos a situações de vulnerabilidade, riscos, falhas ou incongruência no uso de preservativos para proteção sexual. O acesso à saúde e a diagnósticos do HIV vem sendo facilitado pelos testes rápidos. Objetivo Relatar experiência vivenciada em uma campanha para testagem rápida de IST’s realizada com universitários de uma instituição pública de ensino superior. Metodologia Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizada por acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Engenharia, membros do Núcleo de Estudos em HIV/aids e Doenças Associadas (NEAIDS) da Universidade Federal do Ceará. As atividades foram desenvolvidas no dia 06 de novembro de 2019, durante os Encontros Universitários de Russas, interior do Ceará. Resultados Na campanha foi realizado o acolhimento dos jovens, seguido pelo aconselhamento pré-teste, abordando as principais IST’s, demonstrando a maneira adequada de uso da camisinha, vantagens e como funciona os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os testes foram realizados por enfermeiros e acadêmicos de enfermagem. Os demais membros contribuíram, participando do acolhimento e auxiliaram durante toda a atividade. Os testes são realizados mediante uma picada no dedo e as interpretações dos resultados ocorrem no máximo em 20 minutos. Após esse tempo há leitura dos testes juntamente com a pessoa, ocorrendo a entrega do resultado e o aconselhamento pós-teste. Em caso de resultados reagentes, a pessoa é encaminhada para o serviço de assistência especializada. Conclusão As atividades de extensão foram realizadas de forma multidisciplinar, favorecendo a integração dos saberes de diferentes áreas, bem como facilitando o acesso à comunidade acadêmica a serviços de saúde que não são procurados com efetividade nas unidades básicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica