CARACTERIZAÇÃO DE UMA APREENSÃO DE CASCUDOS AMAZÔNICOS PANAQOLUS CLAUSTELLIFER REALIZADAS PELO IBAMA/CE E RECEBIDAS PELO GENAQUA/DEP/UFC

Autores

  • Atila Dantas Maciel
  • Jose Renato de Oliveira Cesar

Resumo

O Brasil é um dos países com maior extensão territorial e fluvial do mundo, e consequentemente com incomensurável biodiversidade terrestre e aquática. Populações de várias espécies tem sido seriamente afetadas pela destruição de seus habitats e tráfico. O tráfico de animais corresponde a terceira maior atividade ilícita no mundo, somente atrás das drogas e das armas. Apesar de todas as leis contra o tráfico de animais, ainda há uma carência de um plano de ação orientado para esse tipo de crime. O IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), por ser um órgão fiscalizador, enfrenta sérios problemas com tráficos de animais silvestres no Brasil. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar uma apreensão de Panaqolus claustellifer (L306) recebida do IBAMA pela Universidade Federal do Ceará. Foi feita uma fiscalização IBAMA no segundo semestre de 2019 e os animais apreendidos foram tranportados para o laboratório GENAQUA. Os peixes chegaram em uma caixa de isopor divididos em 6 sacos plásticos com um terço de água e 2 terços de ar comprimido, e não houve nenhuma mortalidade. Os animais foram aclimatados durante 45min e divididos em 4 aquários de 60 L com aeração para um maior conforto. No intuito de minimizar o estresse do transporte, após 7 dias da recepção foi feita uma biometria de todos os animais, onde foram analisados peso, comprimento total e sobrevivência. Foi recebido o total de 33 animais que variavam de 4,6g até 14,18g de peso, e 2,8cm até 9,2cm de comprimento. Muitas apreensões são realizadas por falta de alguma documentação requerida para realizar o comercio e transporte dos indivíduos. A sobrevivência até o dia da biometria foi de 100%. Concluímos que o órgão IBAMA tem atuado de maneira eficaz nas ilegalidades em transportes de peixes e outros organismos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica