COMISSÃO DE EVENTOS E PALESTRAS DOS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2019: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS

Autores

  • Antonio Gabriel Miranda da Silva
  • Victor Levi Lima Marinho
  • Francisco Eudes Ribeiro Junior
  • Monica Josiane Coelho

Resumo

Os Encontros Universitários, articulados anualmente pela Universidade Federal do Ceará (UFC), são um evento que proporcionam a interação entre diversas áreas de saberes, construção de novas experiências e o vislumbre do que se tem produzido no âmbito acadêmico, além de possibilitar a interação aluno/professor no processo de criação do trabalho a ser apresentado. Caminhando nessa direção de incentivo ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC tem se ligado aos processos políticos de promoção e apoio aos graduandos, objetivando a construção da cidadania através do incentivo, acompanhamento e promoção do desenvolvimento do estudante em sua trajetória formativa. A PRAE é encarregada pelo Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica, cujo objetivo é proporcionar aos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, condições financeiras para assegurar sua permanência e desempenho satisfatório nas diversas unidades da instituição. Nesse sentido, o presente trabalho visa relatar as atividades e processos realizados pelos bolsistas no Programa, descrevendo as experiências de planejar e organizar os Encontros Universitários a partir da Comissão de Eventos e Palestras e como esse processo influenciou na formação deles. Assim, para operacionalizar a discussão, utilizar-se-á o relato de experiência como ferramenta metodológica, construído a partir de anotações realizadas durante as reuniões como forma de diário e o relato das experiências no programa, detalhando todo o processo de construção das atividades designadas à comissão, como pesquisas, construção do cronograma de planejamento e formatação de palestras e oficinas. Assim, será refletido acerca da importância de programas como esse na formação do discente a partir do incentivo à construção de conhecimentos que vão além do que é visto em sala de aula, bem como ressaltar a importância do trabalho interdisciplinar nos diversos âmbitos laborais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica